Candidatos a Rei e Rainha das Vindimas visitam ex-líbris do concelho

A organização proporcionou aos candidatos um dia de convívio, em que o cavalo, o vinho e o Tejo foram reis

1.891

A organização do concurso Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo decidiu, este ano pela primeira vez, proporcionar um dia diferente aos candidatos.

Em vez da tradicional visita às freguesias, em que cada concorrente ‘apresentava’ a freguesia que representava aos restantes, organizou um dia de convívio entre todos, que lhes permitiu conhecerem-se mas, sobretudo, que os levou a alguns dos representantes dos ex-líbris da região: os cavalos, o vinho e o Tejo.

O dia começou bem cedo, na Quinta das Pratas, onde todos se conheceram e falaram um pouco de si, visitaram as instalações deste equipamento municipal, bem como o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo e a exposição que assinala os 30 anos da Rainha das Vindimas no concelho. Além destas atividades, tiveram ainda oportunidade de participar num Workshop de Maquilhagem com Sónia Mendão, consultora independente da Mary Kay.

E porque a fome já se fazia sentir em alguns estômagos, foi tempo de rumar à Quinta do Gaio de Baixo, para um merecido piquenique, recheado de iguarias tradicionais, oferecidas pelas seis juntas de freguesia do concelho. Frango com arroz de forno, carne à cartaxeira, torricado, arroz doce, caspiadas, cozido à portuguesa, entre tantas outras delícias, forraram os estômagos e descontraíram os ânimos para uma alegre tarde de convívio.

Leia Também  Mostra de Teatro Inatel no Centro Cultural

De barriga cheia e relaxados, foi tempo de os candidatos conhecerem a Quinta das Varandas de Cima, em Porto de Muge, onde está instalada a Equivarandas – Coudelaria e Picadeiro. Recebidos por João Sabino, os candidatos tiveram oportunidade ficar a conhecer alguns dos campeões desta coudelaria, bem como apreciar o trabalho de recuperação arquitetónica que tem sido feito em toda a quinta.

Já no Casal do Conde, também em Porto de Muge, a enóloga Verónica Pereira explicou aos candidatos todo o processo de vinificação e, a título de bónus, explicou-lhes as bases para uma prova de vinhos.

A terminar o dia de convívio, a Ollem Turismo ofereceu um passeio pelo rio. Para além da beleza das margens vistas ‘de dentro’, os candidatos puderam, ainda, constatar a riqueza da fauna existente, sobretudo a quantidade e diversidade de aves que nidificam numa das ilhas do Tejo.

Conheça os candidatos e leia a reportagem do dia do passeio na próxima edição em papel do Jornal de Cá, nas bancas do concelho no dia 4 de agosto. Um exclusivo Jornal de Cá e Revista DADA. Não perca!

Pode gostar também