Cartaxo | Diário digital

Festa do Vinho este ano apresenta o chocolate como grande novidade

A Festa vai decorrer de 28 de abril a 1 de maio, no Pavilhão Municipal de Exposições

4.926

Está à porta mais uma edição da tradicional Festa do Vinho, que este ano conta com algumas inovações, espaço de animação infantil e uma zona social de showcookings e provas de vinhos renovada, A 29ª edição promete quatro dias de muita animação

O espaço de exposições também conta com algumas inovações, desde logo mobiliário próprio para exposição de vinhos, espaço de animação infantil e uma zona social de showcookings e provas de vinhos renovada, que terá várias atividades diárias

A Festa vai decorrer de 28 de abril a 1 de maio, no Pavilhão Municipal de Exposições, como habitualmente, mas que este ano se apresenta renovado ou, pelo menos, com melhores condições. Assim, foram efetuados trabalhos de melhoramento da cobertura das tasquinhas, que conta com painéis térmicos, no sistema de exaustão de fumos e gases nas tasquinhas, recuperação e pintura da treliça metálica da cobertura da área de palco e tasquinhas, reforço e melhoria da iluminação com aplicação de tecnologia LED, reforço de iluminação de emergência e sinalética nas tasquinhas e no pavilhão de exposições, construção de paredes em alvenaria a dividir as tasquinhas, e nivelamento do pavimento do pavilhão de exposições. O espaço de exposições também conta com algumas inovações, desde logo mobiliário próprio para exposição de vinhos, espaço de animação infantil e uma zona social de showcookings e provas de vinhos renovada, que terá várias atividades diárias.

Nas atividades destinadas aos mais novos, haverá lugar a ateliês de culinária dedicados às crianças, levados a cabo pela nutricionista da Câmara Municipal, Elisabete Duarte, entre outros eventos.

As alterações e melhoramentos introduzidos irão permitir uma maior oferta e diversidade de vinhos em prova, já que estarão representadas mais regiões vitivinícolas (Açores, Algarve, Lisboa, região dos Vinhos Verdes, Dão, entre outras); o espaço da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) vai apresentar vinhos portugueses e estrangeiros (italianos e espanhóis) para prova; vai haver exposição de artesanato e de empresas de chocolate artesanal.

Estão agendadas provas comentadas de vinhos com chocolate pelos enólogos Pedro Gil, César Machado e pela enóloga Martta Simões

Novidades
A Festa do Vinho 2017 vai aliar o vinho ao chocolate. Desta forma, as Provas de Vinhos e Showcookings irão aliar estes dois elementos. Estão agendadas provas comentadas de vinhos com chocolate pelo enólogo Pedro Gil, da Adega do Cartaxo, pelo enólogo César Machado, da Quinta da Ribeirinha e pela enóloga Martta Simões, da Quinta da Alorna, showcookings, pela Escola Secundária do Cartaxo com prova de vinhos Lambéria’s, harmonizações de vinho e chocolate, pelos enólogos Carlos Eduardo, do Grupo Parras, Rita Conim, dos vinhos Minoc e Maria Vicente, da Casa 1927; a Escola Profissional do Vale do Tejo vai apresentar bombons de chocolate com redução de vinho tinto e peras bêbadas com chocolate.

No certame, que conta com parcerias institucionais com o IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), AMPV, Viniportugal e CVR Tejo (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo), o vinho engarrafado consumido nas tasquinhas vai ser da Adega do Cartaxo.

Leia Também  Centenas de crianças desfilam pela paz e cantam o Natal

Tasquinhas
As oito tasquinhas presentes no certame vão estar a cargo do Sport Lisboa e Cartaxo (Cartaxo), Comissão de Festas da Ereira (Ereira), Associação Filarmónica União Lapense (Lapa), Casais Lagartos Bike Team (Pontével), Rancho Folclórico As Ceifeiras de Porto de Muge da Freguesia de Valada (Valada), Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra (Vale da Pedra), Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta (Vale da Pinta), e Associação Comunitária de Assistência Social (Vila Chã de Ourique), onde não vão faltar, com toda a certeza, os melhores acepipes do concelho.

Programa
A Festa do Vinho abre com a realização de um Seminário, mais vocacionado para profissionais, que versará sobre a relação entre o vinho e o chocolate e a distribuição. Este Seminário decorrerá no Pavilhão Municipal de Exposições. No final, haverá lugar a uma harmonização entre vinho e chocolate e a entrega de prémios do concurso Melhor Vinho à Produção do Concelho do Cartaxo.

Tintus Brass

A inauguração da Festa do Vinho está marcada para as 18h. A abrir o certame, no dia 28, estarão os Tintus Brass, que animarão, com toda a certeza, todos quantos queiram estar entre os primeiros a visitar a Festa. Mais tarde, à noite, chegam os Lucky Duckies, num concerto oferecido pela AMPV, que está a comemorar dez anos de existência.

Sábado 29 abril

Sábado há Festival de Folclore Infantil, à tarde, promovido pelo Rancho do Cartaxo. A noite vai ser animada pelos Abba Mia.

Domingo 30 de abril
No domingo, a partir das 15h30, destaque para o 10º aniversário da revista DADA, com a 6ª edição da sessão fotográfica “5 minutos de fama”, em parceria com o fotógrafo Vitor Neno, no espaço da revista DADA e do Jornal de Cá, no pavilhão de exposições. Neste dia, convidamos as famílias a virem celebrar com a DADA os 10 anos de vida da revista, haverá lembranças para as mães que participarem com os filhos e prémios para as fotos vencedoras, cuja votação decorrerá no Facebook da Revista DADA, na semana seguinte.

No recinto das tasquinhas atua a Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo, pelas 16h30. Às 18h30 sobe ao palco o Coro do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, com o espectáculo “O Cartaxo com história”.

Depois da Gala de aniversário da AMPV, marcada para as 21h, sobem ao palco os Geração XXI.

©Luis Manuel Azevedo, estúdio Z

Segunda-feira 1 de maio
O último dia de certame abre em grande, com o retomar das comemorações do Dia do Campino. O desfile pelas ruas da cidade está marcado para as 10h30. À tarde realiza-se o Festival de Fandango do Ribatejo, no âmbito da candidatura do Fandango a Património Imaterial da Humanidade. Na Praça de Touros, a partir das 17h, tem lugar a tradicional Corrida de Touros. No Pavilhão, pelas 18h, a animação é assegurada pela Orquestra Típica Scalabitana.
O certame encerra portas pelas 22h.

Pode gostar também
Comentários
Loading...