Festa do Vinho com mais expositores ligados ao setor

 

A Festa do Vinho do Cartaxo foi inaugurada ao fim da tarde desta quinta-feira, 28 de Abril, pela mão do Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

 

[acx_slideshow name=”Festa do Vinho 2016″]

 

Um certame que conta com mais expositores ligados ao vinho e à vinha, mas também à gastronomia. Pedro Ribeiro, presidente do Município, destacou que “continuamos a considerar que este é um casamento feliz, entre vinho e gastronomia, já com 28 anos e vamos percebendo que, tal como os outros casamentos, para durarem muito tempo precisam de novos impulsos, de novas dinâmicas, e este ano procuramos, neste nosso Pavilhão de Exposições, alterar a sua configuração e procurar, dentro do equipamento que temos, que ele possa estar mais aberto e naturalmente as atividades que aqui vamos promover vão ao encontro dos desejos do que foram as expetativas dos que aqui recebemos”.

No discurso de abertura do certame, Pedro Ribeiro não esqueceu Renato Campos e Maria José Campos, primeiros impulsionadores da Festa do Vinho, “que muito se envolveram no início deste evento que é um dos maiores eventos do nosso concelho, onde pretende ser uma mostra do que aqui se faz em cada uma das nossas freguesias”. E acrescentou que “continuam a ser as associações e a Juntas de Freguesia, na área dedicada às tasquinhas, a dinamizar o melhor que se faz no nosso concelho, o que cada uma faz nas nossas freguesias”.

O autarca salientou, ainda, que “somos um concelho marcadamente agrícola, orgulhosamente rural que se quer manter rural como fator diferenciador, como fator de competitividade, como fator de atração em relação à proximidade com a área metropolitana de Lisboa”

Ler
1 De 662

O Secretário de Estado, Luís Medeiros Vieira, agradeceu o convite para estar presente e deu os parabéns à organização por colocar o vinho no centro deste evento.

Segundo disse, o setor do vinho “é um setor de excelência da agricultura portuguesa, tem feito um percurso notável nos últimos 15 anos, fruto do esforço da determinação e do empenho dos nossos agricultores, mas também das políticas públicas que têm sido direcionadas para este sector”. Por isso, acrescentou o governante, “neste momento a qualidade dos nossos vinhos e a sua imagem não tem nada a ver com o que era há 15 anos. Temos um trabalho notável e ao mesmo tempo, também, queremos dizer que de fato é visível quer na exportação dos nossos vinhos, em que neste momento Portugal já exporta, só no ano de 2015, 736 milhões de euros de vinho, estamos presentes em 146 mercados no mundo, o que mostra claramente que houve profissionalismo, inovação e cada vez mais orientação para o mercado. É isto que efetivamente fez com que a agricultura portuguesa e o sector do vinho, em particular, desse passos significativos, durante este espaço de tempo”.

O secretário de Estado deixou a promessa de que “iremos continuar a apoiar a reestruturação da vinha, iremos continuar a apoiar todas as medidas que levem à promoção dos nossos vinhos no exterior, nós aplicamos cerca de 10 milhões de euros, por ano, na promoção dos vinhos no exterior, que são direcionados quer para as empresas quer para as comissões vitivinícolas nacionais, que têm feito um trabalho extremamente interessante na promoção dos nossos vinhos”, concluiu.

Presentes nesta cerimónia de abertura estiveram autarcas, presidentes de junta, dirigentes associativos, confrarias, autoridades policiais e civis, e a Tuna da Universidade de Vila Chã de Ourique.

 


 

Isuvol
Pode gostar também