Gala de eleição dos Reis das Vindimas foi um êxito

Joana Azenheira e Oleksander Skakun eleitos Reis das Vindimas do Concelho do Cartaxo

460

Foi uma noite bastante fria, a que serviu de cenário à 30ª edição do concurso Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo – a que desde 2014 se junta a eleição do Rei das Vindimas.

O espetáculo final decorreu na Praça 15 de Dezembro, em frente à Câmara Municipal, e nem as desagradáveis temperaturas ou o vento que se fazia sentir com alguma intensidade demoveram as centenas de cartaxeiros que não quiseram deixar de apoiar as candidatas e candidatos.

A concurso apresentaram-se 12 jovens – seis raparigas e seis rapazes – representantes das seis freguesias do concelho. A União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta fez-se representar por Joana Catarino (15 anos) e Diogo Canais (19 anos); pela União de Freguesias Ereira e Lapa estiveram Ana Vidais (16 anos) e André Felício (20 anos); Joana Azinheira (23 anos) e Filipe Caeiro (17 anos) foram os representantes de Pontével; a defender Vale da Pedra estiveram Margarida Semedo (16 anos) e Rodrigo carvalho (15 anos); e por Vila Chã de Ourique Francisca Amorim (17 anos) e Oleksander Skakun (17 anos).

O evento contou com animados momentos de dança, que integraram alguns dos concorrentes da edição de 2016, num espetáculo vivo, dinâmico e harmonioso, que viria a culminar na atribuição dos prémios maiores. Mas já lá vamos… Até porque o júri, composto por Jorge Blanco (presidente), Joana Fabiano, Vanessa Descalço, Paula Abade, Bárbara Ferreira, Bruno Pompeu Antunes e Fátima Mendes não teve tarefa fácil.

O primeiro prémio da noite foi atribuído pelos candidatos, o Prémio Vítor de Sousa, que tem por objetivo distinguir os mais simpáticos. Da votação dos 12 concorrentes resultou a atribuição deste prémio a Filipe Caeiro (Pontével) e a Ana Vidais (Ereira/Lapa).

O espetáculo continuou, sempre animado pelos apresentadores ‘de serviço’, Ana Bernardino e Gonçalo Patrício, como habitualmente, que iam solicitando o apoio das claques dos candidatos, mais momentos de dança, e a subida ao palco de algumas das Rainhas das Vindimas do Concelho do Cartaxo: Fátima Mendes Costa, Ana Isabel Vieira, Idalina Amorim, Helena Delgado, Paula Abade, Maria João Gaivoto, Vanessa Descalço, Catarina Ribeiro, Andreia Maia, Maria João e Beatriz Costa, que se associaram a esta eleição.

Leia Também  Folclore e música popular animam Feira dos Santos

Um dos momentos altos da noite dos 30 anos da Eleição da Rainha das Vindimas, no Cartaxo, foi a apresentação de um documentário dedicado a Vitor de Sousa, com texto de Jorge Blanco, voz off de Flávio Sequeira e edição e produção, de vídeo, de Alicina Mil-Homens, uma justa homenagem ao autor desta iniciativa.

Já depois do desfile em vestidos de noite, uma criação e produção de Sandra Anastácio, foi a vez de Damas de Honor, pajens e Reis das Vindimas de 2016 subirem ao palco, para passarem os testemunhos aos vencedores de 2017.

Numa eleição rápida por parte do júri, Joana Azenheira (Pontével) e Oleksander Skakun (Vila Chã de Ourique) foram eleiros Rainha e Rei das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2017, respetivamente. Joana Catarino, representante da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta foi eleita primeira Dama de Honor; Filipe Caeiro, de Pontével, foi eleito primeiro Pajem. Francisca Amorim (Vila Chã de Ourique) foi a candidata escolhida para segunda Dama de Honor; o segundo Pajem, foi o candidato de Vale da Pedra, Rodrigo Carvalho.

Oleksander Skakun, eleito Rei das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2017, recebeu de  José Duarte, Rei das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2016, a coroa, em prata de lei, alusiva ao tema do vinho, uma oferta da ourivesaria OM2 e uma criação do arquiteto Nuno Monteiro.

O espetáculo teve uma organização do Município do Cartaxo, com o apoio de Carlos Duarte Anastácio, empresas, associações e freguesias do concelho. O Jornal de Cá e a revista DADA foram parceiros de média da iniciativa.

 

Pode gostar também