Pais e famílias voltam aos bancos da escola

O objetivo deste programa é ajudar os pais a lidar com os desafios de educar uma criança

1.063

Aprender a lidar com os desafios de ser pai ou mãe, educador ou familiar de uma criança ou de um adolescente, é a proposta do Programa Mais Família, que a Câmara Municipal do Cartaxo organiza anualmente e conta com a participação dos familiares em sessões semanais.

De acordo com o Município, o principal objetivo do programa Mais Família é ajudar os pais a lidar com os desafios de educar uma criança, desenvolvendo atividades de suporte que os ajudem a compreender as suas próprias necessidades – sociais e emocionais – e as dos seus filhos, melhorando a qualidade das relações parentais.

Em 2015, este programa promovido pela Câmara Municipal, foi distinguido como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, e desde 2009 tem contado com a participação de muitos pais e famílias do concelho.

A atenção positiva, o uso de elogios ou como aprender a manter a calma, são alguns dos temas a abordar nas sessões. O programa Mais Família integra-se na metodologia desenvolvida por Maria Filomena Gaspar, Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, desenvolvida a partir de programas internacionais baseados na evidência.

Os interessados em participar neste programa devem efetuar a sua inscrição junto da área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal do Cartaxo, até ao próximo dia 28 de abril. A participação é gratuita, as sessões têm a duração de duas horas semanais que decorrerão de 2 de maio a 15 de junho, em horário laboral ou pós-laboral.

O programa de Educação Parental divide-se em Mais Família Mais Criança e Mais Família Mais Sensata, direcionados para pais de crianças dos três aos seis anos de idade e para pais de crianças dos dez aos 16 anos de idade, respetivamente.

Pode gostar também