Cartaxo | Diário digital

Parabéns a você

Por Raquel Marques Rodrigues

751

Um aniversário é sempre uma data memorável e importante, mas para muitas pessoas fazer anos significa inevitavelmente ficar mais velho. Muitos ficam deprimidos e até não gostam de a festejar. Não querem acrescentar anos aos anos e tentam esquecer esta data. E para si, já pensou qual o sentido do seu aniversário?

Uma vez mais, embrulhada de pensamentos sobre a terceira idade partilho a minha opinião sobre a importância dos aniversários dos idosos.

Trabalho num espaço onde há sempre festas. Quase todas as semanas há uma festa de aniversário na residência sénior. O ritual está intrinsecamente enraizado: mesa de destaque para o aniversariante e seus convidados, o serviço de chá mais requintado, o bolo caseiro personalizado, as velas, a máquina fotográfica, a ida ao cabeleiro, manicure feita, a roupa melhor e o acessório a condizer, tudo está pronto para a festa começar.

Pouco passa das 16h e o aniversariante aguarda impacientemente que o apetecível bolo saia da copa e acendam as velas. Com a presença dos seus familiares e da equipa técnica está tudo aposto para começar a cantar “Parabéns a você, nesta data querida…”. Muitas das vezes, o sopro das velas é feito com esforço, quase sem fôlego as velas apagam-se.

Muitos querem saber quem fez anos, uns felicitam o colega e outros ficam aguardar que venha mais uma fatia de bolo. Desejam saúde e a presença de quem mais amam são os melhores presentes que podem receber.

Leia Também  As raríssimas virtudes

Nos dias de hoje festejar 100 anos de idade é cada vez mais um privilégio, principalmente quando se goza de boa disposição e lucidez. Para muitos centenários é um orgulho ter atingido esta idade. Para eles é uma oportunidade de viver a vida e constitui um conjunto de conquistas e batalhas que enfrentaram, e para nós, os mais novos, a partilha de aprendizagem sobre o envelhecimento saudável.

Para mim os aniversários são datas para agradecer, comemorar e refletir. Não receio os quarenta e toda a cantiga adiante. Os idosos ensinam-me que não devemos temer a idade, mas saber aceitá-la. Chega-se a uma altura que não importa a idade que fazemos, mas sim como a vivemos. Cada ano é um recomeço de um novo ciclo, por isso agradeça a dádiva da vida.

Feliz Aniversário!

Pode gostar também
Comentários
Loading...