Sábado é dia do Cartaxo na Feira da Agricultura

Neste dia o Cartaxo apresenta algumas demonstrações de cozinha ao vivo – showcooking

1.995

No próximo sábado, 17 de junho, é dia do Cartaxo se mostrar na Feira Nacional da Agricultura, com cerca de duas dezenas de empresas do concelho a mostrarem os seus produtos e serviços.

O espaço da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, recebe os seus onze municípios, dedicando-lhes dias especiais no certame e este sábado está reservado ao Cartaxo, tendo várias empresas do concelho aceitado o desafio da Câmara Municipal para representarem o concelho.

A Adega Cooperativa do Cartaxo, a Sociedade Agrícola Casal do Conde e a casa agrícola Pitada Verde vão levar ao Cnema, em Santarém, os vinhos do concelho. Ao longo de todo o dia, os visitantes podem ficar a conhecer vinhos que aliam às características muito próprias das terras da região, os aromas e sabores sofisticados do apurado trabalho dos técnicos e enólogos, destas casas do concelho.

As Caspiadas – bolo típico de Pontével, cozido em forno de lenha e que é património único e registado daquela vila do concelho do Cartaxo –, vão também estar à prova na Feira de Agricultura. Preparadas pelas mãos sábias das mulheres de Pontével que guardam o seu segredo, vão chegar bem cedinho e vão ser apresentadas aos consumidores de todo o país pelo Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével.

Para além deste bolo tradicional, outras iguarias doces estarão à disposição dos visitantes e serão apresentadas pelas empresas Doce Kiki e Outros Destinos, que escolheram os chás, as compotas e os chocolates que comercializam para divulgar as suas áreas de negócio.

A gastronomia regional estará ainda representada por dois restaurantes – o Copo de 3 e a Taberna do Gaio. Agentes turísticos do concelho que atuam em áreas como o alojamento ou as atividades de recreio, lazer e viagens estarão também presentes para divulgarem os seus produtos e serviços – Casa 1927, e.nove Hostel, Hotel Quinta das Pratas, Sociedade Agrícola Quinta das Palmeiras, Clube Quinta da Lapa, Dias Radicais – River Park, Ollem Turismo Fluvial, Quinta da Broeira, Tagus Natura, Quinta do Bairro Falcão – Pé na Terra, Malagueta Viagens, Coudelaria Luís Bastos e Agrovarandas.

O artesanato regional estará representado por Luís Campino e a animação musical será assegurada pelo Rancho Folclórico de Vale da Pinta, que atuará às 15h30 no recinto de entrada do CNEMA e junto ao stand da CIMLT, assim como, no palco da nave C, integrado num conjunto de atuações de ranchos folclóricos de diversas regiões.

Neste dia o Cartaxo apresenta algumas demonstrações de cozinha ao vivo – showcooking: às 15h haverá uma harmonização de compotas gourmet da Quinta d’Ouro com vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo; às 17h, “Chips” de chocolate belga da Doce KiKi enamorado com os vinhos do Casal do Conde; às 18h, “Sinfonia de Sabores Ribatejanos” pelo Copo 3, Taberna do Gaio e pelos vinhos Pitada Verde e, às 19h30, Prova de Caspiadas, doce típico de Pontével em sintonia com os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo.

Pode gostar também