Salada fresca de quinoa

Por Betinha Amado, cake designer e recriadora de doçaria conventual

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Com os dias de calor que já se fazem sentir, o melhor é aligeirar as nossas refeições para conseguirmos um corpo e uma mente sãos. Experimente esta excelente salada de vegetais acompanhada com uma limonada fresca

Ingredientes (para 2 pessoas)
1 chávena de quinoa seca, 1 tomate verde, aos pedaços (pode ser trocado por pepino fresco ou em pickles), 400g de feijão preto cozido, 1/2 pêssego maduro, em cubinhos (ou manga), 1 cebola pequena, finamente picada, 5 ou 6 tomates secos em óleo, aos pedaços, salsa e coentros picados, abacate e requeijão a gosto. Temperar com molho vinagrete (azeite, vinagre, sal e 1 pitada de mostarda dijon)

Confeção
1. Começar por cozer a quinoa, tal e qual como o arroz: 2 chávenas de água para 1 de quinoa, lavando a quinoa antes (aconselho num passador com malha muito apertada ou num pano de musselina para que os grãos da quinoa, que são muito pequeninos, não se escapem), temperando a água com sal e levar em lume brando. Quando a água tiver sido absorvida e a quinoa parecer que está “quebrada” está pronto. 2. Retirar do lume e deixar arrefecer. 3.Numa taça colocar o feijão, a cebola, o pêssego, o tomate verde, o tomate seco (escorrer bem do óleo e absorver com papel de cozinha o excesso) e as ervas aromáticas. 4. Juntar a quinoa já arrefecida e temperar a gosto com o molho vinagrete. 5. Juntar abacate a gosto aos cubinhos e requeijão também a gosto. 6. Decorar o prato a gosto e desfrutar de uma refeição ou uma entrada saudável.

Quinoa
A quinoa é um alimento muito apreciado em pratos vegetarianos por ser rico em proteína, fornecer todos os aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, sendo ainda uma excelente fonte de vitaminas e de nutrientes como cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo, entre tantos outros. As fibras presentes na quinoa promovem uma sensação de saciedade, favorecendo as dietas de emagrecimento.

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