Sexta é Dia do Cartaxo no Festival Nacional de Gastronomia

O Município do Cartaxo vai dar destaque à Caspiada. O Rancho Folclórico e Etnográfico de Pontével vai estar na área de showcooking e vai explicar todo "O ciclo da Caspiada", a partir das 19h30

547

Arrancou esta quinta-feira, na Casa do Campino, em Santarém, a 37ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, evento responsável por levar a Santarém milhares de pessoas, durante os dez dias de certame, para degustarem as melhores iguarias e vinhos ali presentes.

Este ano, pela primeira vez, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e os seus onze participam no Festival, subrodinado ao tema “O pão de cada dia!”.

Desta forma, cada um dos Municípios tem um dia em que a sua gastronomia, mas também as suas tradições, vão estar em destaque, trazendo aromas e cheiros, animação, momentos de showcooking e degustações.

Esta quinta-feira é o Dia dedicado a Santarém, com degustação das tradicionais Pombinhas, artesanato ao vivo e a cozinha a cargo dos Alunos da Escola Profissional Lisboa e Vale do Tejo.

Sexta-feira é dedicada ao Cartaxo. Durante todo o dia, o stand da CIMLT recebe divulgação turística do Município.

O Município do Cartaxo vai dar destaque à Caspiada de Pontével, que tem na sua base a massa de pão.

Para ficar a conhecer os segredos que Pontével guarda desde tempos ancestrais sobre o modo de confecionar este bolo típico, que é marca registada da freguesia, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Pontével vai estar na área de showcooking e vai explicar todo “O ciclo da Caspiada”, a partir das 19h30.

Para quem preferir pratos mais substanciais, o Rancho Folclórico vai, também, mostrar um outro modo de usar o pão, neste caso a broa, na gastronomia da região e dar a provar aos visitantes o seu famoso Magusto com Bacalhau Assado, que poderá acompanhar com o vinho do concelho – Vinhos Franco.

Leia Também  Cinema às sextas está de volta ao Centro Cultural do Cartaxo

A Sociedade Industrial de Padarias do Concelho do Cartaxo estará também presente para mostrar a excelência e a diversidade de pães que fabrica e comercializa.

Pelo recinto, a partir das 21h30, é tempo de fazer a digestão. Para isso, não falte à animação que o Rancho de Pontével tem para esta noite.

Sábado é Dia de Alpiarça, com demonstração de Bolos de Erva Doce; domingo está a cargo de Azambuja, que apresenta uma degustação de Pão Barbela e Queijo de Cabra “da Maçussa”, bem como animação pelo recinto; a Golegã está em destaque na segunda-feira; da Chamusca, na terça, destaque para os “Sabores do Montado” e animação com música popular; quarta é Dia de Salvaterra de Magos que, como não poderia deixar de ser, vai ter em destaque a enguia. A animação fica a cargo do Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra. Segue-se a Chamusca, na sexta-feira; Rio Maior, no sábado, com a promoção do evento “Presépios de Sal – Aldeia Natal”. Também no sábado é Dia de Benavente, que leva o incontornável “Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas com Castanhas e Feijão Branco” e muita animação. Finalmente, no último domingo, é Dia de Almeirim.

Pode gostar também