A minha vitória como ginasta de alta competição

Este domingo, 22 janeiro, Teatro no Centro Cultural do Cartaxo

O Centro Cultural do Cartaxo vai ter em palco, no domingo, dia 22 de janeiro, às 17 horas, a apresentação informal da peça de Lígia Soares – A Minha Vitória Como Ginástica de Alta Competição.

Lígia Soares assina a conceção, texto e encenação da peça que já tem estreia marcada para o Teatro Municipal do Porto em fevereiro e apresentação agendada para o Centro Cultural de Belém, em março.

A apresentação encerra a residência artística que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo, no âmbito da parceria da Câmara Municipal do Cartaxo com a Associação Materiais Diversos. Esta parceria disponibiliza o espaço cultural do Cartaxo aos artistas, que aqui trabalham e permite ao público assistir gratuitamente a apresentações informais de peças de teatro ou outras formas de criação performativa.

Em cena, duas ginastas enquanto treinam para a alta competição.  Transitam entre aparelhos ensaiando movimentos de acordo com o código de pontuação emitido pela Federação Internacional de Ginástica, até que se distraem. São estes pensamentos divergentes do seu regime competitivo que vamos ver rodar nesta peça, desequilibrando-as da trave, mas levando-as de encontro ao mundo.

Lígia Soares é coreógrafa e dramaturga. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente, estando presente em vários programas de teatro e dança contemporânea. Entre 2001 e 2014 foi, juntamente com Andresa Soares, diretora artística de Máquina Agradável. Desenvolveu também vários contextos de programação com outros artistas como o Demimonde, ou o Face-a-Face. Desde 2015 que centra a sua pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como parte da dramaturgia do espetáculo. As peças Romance, Cinderela, Civilização e Memorial estão editadas pela Douda Correria. Recebeu a bolsa de criação artística e literária da DGLAB em 2020.

Entrada Gratuita

Isuvol
Pode gostar também