AEMMC apresenta projeto para a implementação de uma Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa no Cartaxo

Tendo em vista a melhoria da qualidade na prestação de serviços de saúde à população do concelho do Cartaxo, na área dos cuidados imediatos de suporte básico de vida e na reversão da fibrilação ventricular em situações de paragem cardiorrespiratória, foi concebido o projeto “Desfibrilhação Automática Externa (DAE) – Proposta para a implementação de uma rede concelhia no Cartaxo”. Esta proposta partiu do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, da autoria dos docentes da área disciplinar de Biologia e Geologia, Professor Manuel Dionísio e Professor Ricardo Monteiro, Escola Secundária do Cartaxo, e foi apresentado a várias entidades do concelho, nomeadamente das áreas da saúde, da educação, da segurança, associações desportivas e culturais, empresas e Câmara Municipal.

A implementação da rede concelhia de DAE deverá implicar a participação de todas estas entidades, devendo ser um projeto articulado e coordenado de forma a que todos possam dar o seu contributo e possam fazer parte da elevação da qualidade de vida da população do concelho.

A proposta apresentada constitui-se como um ponto de partida, sendo desejável uma reflexão profunda acerca dos esperados benefícios da sua implementação. Havendo interesse em aprofundar e implementar o projeto, o Município poderá constituir-se como entidade coordenadora e responsável pelo seu desenvolvimento e execução. A experiência, conhecimento e recursos de todas as outras entidades interessadas são de extremo interesse na criação das condições para a concretização do mesmo.

Após um diagnóstico de necessidades nesta área, os autores da proposta, depois da sua elaboração, submeteram a mesma aos órgãos do Agrupamento de Escolas, onde foi aprovada. O documento foi então submetido, a meio do mês de maio, a várias entidades de diversas áreas para análise, esperando-se despoletar uma reflexão conjunta e um avanço no sentido do seu aprofundamento, tendo por horizonte a implementação de uma rede concelhia de Desfibrilhação Automática Externa, no Cartaxo.

Em agosto de 2009 foi criada a legislação que permite, mediante licença emitida pelo INEM, a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) por leigos em locais de acesso ao público e em Ambulâncias de Socorro ou Transporte tripuladas por operacionais não pertencentes ao INEM.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico. Este equipamento analisa o ritmo do coração, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados, e indica ou não a administração de um choque segundo um algoritmo pré-definido.

Isuvol
Pode gostar também