Água é vida

bora-bora-685303_1280
Somente um por cento do total da água do planeta é água doce estando já grande parte dessa reserva poluída ou ameaçada pela poluição. Sendo a água um poderoso solvente, ela dissolve algumas porções de quase tudo com o qual entra em contacto

Nas cidades a água é contaminada pelos esgotos, monóxido de carbono, poluição, produtos derivados de petróleo, bactérias e lixo. Também o cloro utilizado para proteger a água pode contaminá-la ao reagir com as substâncias orgânicas presentes na água, formando os nocivos trialometanos (substância cancerígena).


field-858653_1280

Nos espaços rurais, a agricultura contamina a água com fertilizantes, inseticidas, fungicidas, herbicidas e nitratos que são carregados pela chuva ou infiltrados no solo, contaminando os mananciais subterrâneos e os lençóis freáticos.
A água subterrânea também é contaminada por todos estes poluentes que se infiltram no solo, atingindo as fontes abastecedoras dos poços de água de diversos tipos.
Por outro lado, a água da chuva é contaminada pela poluição que se encontra no ar, podendo estar contaminada com partículas de arsénio, chumbo, outros poluentes e inclusive ser uma chuva ácida.
A indústria contamina a água através do despejo de desinfetantes detergentes, solventes, metais pesados, resíduos radioactivos e derivados de petróleo nos rios e lagos.
Para garantia da população, a água é tratada nas estações de tratamento de água, através de processos diversos, entre eles a cloração. Porém, o cloro confere um sabor estranho à água e além de prejudicar o sabor dos alimentos (sumos, gelo, chá, café), pode prejudicar a saúde e por isso deve ser retirado na hora do consumo.
Além disso, a água percorre um longo caminho até chegar ao ponto de uso, passando por tubagens enferrujadas, furadas e até mesmo sujas com resíduos de areia e barro.
Cabe a cada um de nós contribuir para a preservação da água, isto porque não há vida sem água e esta é um bem precioso indispensável ao Homem, em todas as suas atividades. A água é um património de todos.
Os ecossistemas de água doce estão a deteriorar-se, ameaçados pelo desenvolvimento. Atualmente, metade da população mundial já sofre de escassez de água.
Assim sendo, cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado, evitando alterar a sua qualidade de modo a não prejudicar a vida humana e de todos os outros seres vivos.
Sem água não há vida. Ela cobre quase três quartos da superfície terrestre, sendo a sua acessibilidade relativamente escassa, o que torna necessária a sua preservação e a defesa da sua qualidade para que este verdadeiro tesouro chegue às gerações futuras.
Se todos contribuírem, haverá água de melhor qualidade ao alcance de todos, durante  muitos mais anos para bem das gerações futuras.

drops-of-water-578897_1280

 

números

250 litros é o que cada pessoa gasta em média por dia, embora possa poupar quase metade deste valor

171 mil litros de água é o que um autoclismo que esteja a perder água pode desperdiçar em seis meses

Mais artigos

97% da água disponível na Terra está nos oceanos e mares, ou seja, mais de 1 300  000  000 km3 de água salgada

90% do oxigénio existente na  atmosfera é produzido pelos mares e oceanos
75% da água que gastamos em casa é usada na casa-de-banho

50  litros de água por dia é o que uma torneira a pingar desperdiça; o que corres-ponde a mais de um metro cúbico por mês

20  litros de água é o que se pode poupar ao fechar a torneira enquanto se escovam os dentes

País com mais água per capita – Guiana Francesa 812.121 m³
País com menos água per capita – Kuwait 10 m³

Pode gostar também

Comentários estão fechados.