No âmbito da Semana dos Afetos, os alunos da Escola Básica dos Casais dos Penedos resolveram trabalhar os afetos de várias formas.
Uma das atividades foi a construção da Árvore dos afetos, realçando as áreas de Educação Artística, Educação para a Cidadania e o Projeto V@i, inseridas no plano pedagógico do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Pontevel.
A turma da Escola Básica dos Casais dos Penedo integra alunos do primeiro até ao 3º ano de escolaridade e “todos eles abraçaram esta temática, uma vez que permite a criação de laços entre os diversos intervenientes no processo ensino aprendizagem”, conta a professora Dulce Pereira, adiantando que, “desta forma, foi possível construir um caminho em que todos são corresponsáveis pelo sucesso e desenvolvimento dos quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.
Dulce Pereira considera que, “cada vez mais, é preciso criar, em cada escola, projetos de promoção de competências sociais e emocionais nos alunos”. Os afetos, segundo alguns alunos, “é um sentimento de amizade, carinho, afeição. Quando pensamos em afeto, pensamos em cuidado, aceitação, acolhimento, afago”, descreve a professora Dulce Pereira, para quem a parte afetiva “é deveras importante, pois influencia o desenvolvimento da criança e a sua autoestima no processo ensino-aprendizagem. É nesta interação afetiva, criada diariamente na escola, que desenvolvemos sentimentos positivos, ajudando os alunos a estruturarem-se como seres humanos”.