Neste ano de 2026, a AMPV pretende reforçar as ações e o trabalho de promoção e valorização do mundo rural e dos territórios de baixa densidade, onde se enquadra precisamente este projeto da Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal, a qual pretende fazer crescer e dinamizar em todo o território nacional.
Todas as freguesias de Portugal que tenham património e dinâmicas ligadas ao vinho, azeite e cortiça podem integrar esta rede. As freguesias dos municípios associados da AMPV que pretendam integrar a rede têm entrada efetiva. As freguesias de municípios não associados também podem integrar a rede enquanto membros observadores, passando a membros efetivos assim que o município ao qual pertencem aderir à AMPV.
Para divulgar as característica desta rede, consultar condições de admissão e proporcionar a respetiva adesão, a AMPV criou o site freguesiasvinhateiras.pt