APAV alerta para casos de violência filioparental

 

Entre 2013 a 2015 registou-se um total de 1.777 processos de apoio a pais que foram vítimas de violência doméstica por parte dos seus filhos, revelam as estatísticas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Segundo dados da APAV, destes 1.777 processos, 49 por cento tinham 65 ou mais anos de idade e o autor do crime, na sua maioria, é do sexo masculino (65 por cento) e com idades compreendidas entre os 36 e os 45 anos (93 por cento). Destes processos, 25 por cento (488) apresentaram queixa/denúncia da situação.

Este último dado demonstra as barreiras mentais, a dificuldade de acesso e compreensão da informação, a dependência, a vergonha e a fragilidade persistem aliadas à perceção pouco generalizado do problema, dificultando o alcance dos objetivos.

A Violência Filioparental carateriza-se por atos intencionais de filhos em relação aos pais envolvendo ameaça, intimidação e domínio para a obtenção de controlo e poder sobre eles. Não é um problema individual ou uma questão restrita ao contexto familiar, é um problema social, de justiça e de saúde pública.

De acordo com a APAV, a vergonha e a manutenção do mito da harmonia familiar favorecem o secretismo em torno deste problema, o que tem contribuído para que a intervenção neste campo não tenha tido o desenvolvimento equivalente ao de outros tipos de violência intrafamiliar, como o abuso/negligência dos filhos ou a violência entre parceiros íntimos.

Ler
1 De 2

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, ao longo dos anos, tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para esta realidade, ainda obscura, da violência doméstica praticada pelos filhos contra os pais.

A Violência Doméstica – Violência Filioparental é um crime público que não pode ser remetido ao silêncio. A APAV está disponível para ajudar através dos diferentes serviços, nomeadamente da Linha de Apoio à Vítima – 116 006 – número gratuito e confidencial.

Isuvol
Pode gostar também