A Câmara Municipal do Cartaxo está a tentar incluir, no Orçamento 2016, os arranjos na Rua Prof. Manuel Bernardo das Neves. Os problemas ali existentes são por demais conhecidos: quando chove um pouco mais, a rua fica completamente alagada, não existem passeios de acesso à EB 2, 3 Marcelino Mesquita, e depois das chuvas, a rua fica em bastante mau estado, devido a todos os detritos que lá vão parar.
A questão foi levantada na reunião de câmara desta segunda-feira pelo vereador Nuno Nogueira, do Movimento Pelo Cartaxo, a propósito das fortes chuvadas dos últimos tempos. O autarca queria saber o que é que está a ser feito para minimizar os problemas nos locais que mais sofrem com as intempéries.
Para Pedro Ribeiro, a situação mais urgente de resolver é a Rua Prof. Manuel Bernado das Neves, que “está completamente impermeabilizada”, devido às muitas construções que lá existem. Além disso, considera o autarca, “fico pasmado como é que se faz ali uma escola sem salvaguardar os acessos”. Pedro Ribeiro acrescenta que “fazer passeios sem criar condições para o escoamento de águas é deitar dinheiro fora”.
Por isso, a obra vai ter de ser mais profunda, devendo custar aos cofres do município entre 130 e 150 mil euros.
No que respeita às outras situações problemáticas em caso de chuvas, existe um procedimento adotado pela Proteção Civil Municipal, que consiste em retirar as grelhas dos sumidouros. Nas últimas chuvadas, este procedimento foi mais complicado, uma vez que o alerta chegou com pouca antecedência. Pedro Ribeiro assume que este é um processo que está a ser melhorado, e adianta que a autarquia vai adquirir sinalização adequada para colocar nos locais onde as grelhas forem retiradas, para que não existam problemas no trânsito.