Os prémios Cartaxo D’Ouro, uma iniciativa do Jornal de Cá e da revista DADA, que tem por objetivo distinguir pessoas, empresas e associações que, na sua atividade, elevam o nome do Cartaxo. Estes Prémios na sua primeira edição atribuíram distinções em quatro áreas: Cultura, Desporto, Sociedade e Economia. E, também, o Prémio Personalidade do ano.
Para a estreia dos Prémios Cartaxo d’Ouro, que decorreu no Pavilhão Municipal de Exposições no sábado, 28 de outubro, durante a tradicional Feira de Todos os Santos, o Jornal de Cá e a revista DADA apresentaram, a Banda do Concelho do Cartaxo. Em palco, 40 músicos das bandas filarmónicas do concelho.
Para este primeiro espetáculo foram convidados os maestros Rolando Ferreira, Luís Correia, João Guerra, Edgar Barbosa e Nuno Mesquita e os músicos das bandas filarmónicas do concelho do Cartaxo – Banda da Sociedade Filarmónica do Cartaxo, Banda da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta, Banda da Sociedade Incrível Pontevelense, Banda da Sociedade Filarmónica Ereirense e Banda da Associação Filarmónica União Lapense – que se uniram para um concerto único, enquanto Banda do Concelho do Cartaxo.
A abrir o espetáculo ouvimos Deep Purple Medley, que tem por base três dos temas mais populares da famosa banda Deep Purple, sendo eles “Burn”; “Highway Star” e “Smoke on the Water”, em arranjo feito por Toshihiko Sahashi. Dirigiu o maestro Edgar Barbosa, natural da Lapa, Maestro da Banda da Associação Filarmónica União Lapense.
No segundo momento musical da noite a Banda do Concelho do Cartaxo apresentou Eighties Flashback, uma mistura eclética de estilos musicais e personalidades coloridas dos anos 80, com alguns dos melhores hits deste rico período de música popular como: Thriller (Michael Jackson), Time After Time (Cyndi Lauper), You Give Love a Bad Name (Bon Jovi), Up Where We Belong (Joe Cocker e Jennifer Warnes) e Eye of the Tiger (Survivor), num arranjo de Paul Murtha. Dirigiu o maestro Luís Correia em substituição do Maestro Nuno Mesquita da Banda da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta, que não pode estar presente por razões profissionais.
No terceiro tema musical da noite a Banda do Concelho do Cartaxo apresentou, Xutos Medley, do compositor Luís Cardoso, com alguns dos temas mais conhecidos de uma das maiores bandas do rock português, os Xutos & Pontapés, como “Para sempre”, “Não sou o único”, “Minha casinha” e “Contentores”. Dirigido pelo maestro Luís Correia, natural da Ereira, Maestro das Bandas da Sociedade Filarmónica Cartaxense e da Sociedade Filarmónica Ereirense.
Jackson Five Medley, foi o quarto tema apresentado pela Banda do Concelho do Cartaxo. Um arranjo extremamente exigente dos maiores sucessos de temas dos irmãos Jackson, onde a maior estrela é sem dúvida o Rei da Pop Michael Jackson. Com todo o groove e soul que caracteriza esta banda mediática, o compositor Takashi Hoshide transporta para orquestra todo o balanço das suas músicas, foi dirigido pelo maestro João Guerra, natural de Pontével, Maestro da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense.
Para finalizar o espetáculo, o quinto tema da Banda do Concelho do Cartaxo: Musica i Poble – Pasodoble de Concerto, composto pelo grande compositor espanhol de música para banda, Ferrer Ferran, para assinalar a centésima edição da revista “Música i Poble”, editada pela Federação de Sociedades Musicais da Comunidade Valenciana. Foi dirigido pelo maestro Rolando Ferreira, Maestro natural do Cartaxo, que dirige a Banda de Chãs- Leiria desde 2000, e foi o coordenador do projeto da Banda do Concelho do Cartaxo a convite do Jornal de Cá e revista DADA.