Boletim Económico Municipal

Opinião de João Pedro Barroca

No segundo trimestre de 2019 verificou-se que, os indicadores qualitativos de opinião dos agentes económicos apresentaram uma evolução positiva, quer ao nível dos indicadores de confiança dos consumidores, quer os de confiança dos empresários.

A taxa de desemprego registada em maio de 2019 foi de 6,6% e o Emprego registou um crescimento de 0,8%.

De acordo com os dados do INE para o mês de maio, o indicador de clima económico diminuiu ligeiramente face ao mês precedente, atingindo os 2,3%. Este valor representa o mínimo nos últimos dois anos.

No trimestre terminado no mês de maio e face ao 1.º trimestre, registou-se uma melhoria no indicador de confiança relativo ao sector da construção e uma deterioração nos indicadores de confiança da indústria, comércio e serviços.

Mais artigos
1 De 248

No seguimento deste breve enquadramento sobre o contexto económico nacional, seria pertinente a criação de um Boletim Económico Municipal publicado com uma periodicidade semestral ou anual com o objetivo de prestar informação sobre os principais indicadores económicos do nosso concelho. A criação do Boletim Económico Municipal consistiria em mais uma ação importante a integrar num Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico Local que, sendo promovido de forma adequada seria uma mais-valia na captação de investimento privado e consequentemente criação de emprego no concelho.

*Artigo publicado na edição de setembro do Jornal de Cá.

Pode gostar também
Comentários
Loading...