Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Margarida Abade, presidente da Junta de Freguesia de Valada e Pedro Nobre, vereador responsável pelos pelouros de urbanismo e ambiente, reuniram esta quarta-feira, dia 8 de agosto, com os serviços municipais que vão executar a candidatura do Município do Cartaxo à Rede de Estações de Serviço de Apoio ao Autocaravanismo, que prevê a construção, em Valada, de um Parque para Autocaravanismo.
A candidatura está integrada no projeto que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo está a preparar para apresentar à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e será entregue a esta entidade até ao próximo dia 16 de agosto.
No passado dia 30 de julho, Pedro Ribeiro participou na reunião de trabalho promovida pera ERT do Alentejo e Ribatejo, em Évora, na qual foram apresentados e debatidos os principais objetivos estratégicos da candidatura que a Entidade de Turismo vai apresentar à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
O autarca afirmou a “importância da zona ribeirinha do concelho do Cartaxo para a coerência e sustentabilidade do projeto” da ERT do Alentejo e Ribatejo, “com Valada a assumir um posicionamento estratégico quer pelo seu potencial na promoção do turismo náutico, quer pela posição que já assume nas rotas do Caminho de Fátima e Caminhos de Santiago”.
A presidente da Junta de Freguesia de Valada assumiu “absoluta concordância com a Câmara Municipal ao apresentar Valada como localização para o Parque de Autocaravanismo”. Margarida Abade afirma que deu “ao presidente da Câmara, a garantia de total empenho não só do executivo da Junta”, como está convicta do “empenho da população de Valada, para que esta candidatura seja um sucesso”.
O forte crescimento do autocaravanismo, quer no que respeita ao turismo nacional, quer internacional – com os estudos do setor a mostrar que a faixa etária dos utilizadores tem vindo a baixar, é cada vez mais jovem, com maior poder aquisitivo e que contribui diretamente para as economias regional e local –, é uma das razões que levam os dois autarcas a considerar que “esta é uma oportunidade única para promover o investimento na freguesia de Valada e para criar uma infraestrutura capaz de promover todo o potencial turístico desta zona ribeirinha”.
Pedro Ribeiro partilha “esta convicção com a presidente da Junta de Freguesia de Valada”, a par da certeza de que “o turismo náutico, a presença de pessoas e de empresas empenhadas na preservação do ecossistema do Rio Tejo, enquanto recurso natural, mas também económico e de criação de emprego, serão essenciais na defesa ambiental do nosso Rio Tejo”.
ERTAR candidata-se a Linha que financia até 70% projetos de valorização turística
Prevendo financiamento de 70% a fundo perdido para investimento total até 300 mil euros – a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior visa apoiar o investimento em projetos e iniciativas que, por meio de atividades com relevância ou interesse para o turismo, contribuam para o desenvolvimento do interior e para a coesão económica e social do território.