default

Atualidade

Cartaxo ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Na sequência dos constrangimentos provocados pela tempestade Kristin, esta sexta-feira, 30 de janeiro, após reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil, o presidente da Câmara do Cartaxo informou que foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, devido à falta de energia elétrica em parte do concelho do Cartaxo há mais de 48 horas.

By Jornal de Cá

January 30, 2026

O temporal dos últimos dias, com chuva intensa e persistente, causou queda de muros e de fachadas e o corte de estradas, em Valada e em Vale da Pedra, no Setil, na zona de passagem por baixo da linha do comboio, por estarem submersas.

Na sequência dos constrangimentos provocados pela tempestade Kristin, esta sexta-feira, 30 de janeiro, após reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil, o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, informou que foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, devido à falta de energia elétrica em parte do concelho do Cartaxo há mais de 48 horas.

A ativação do Plano produz efeitos a partir das 13 horas do dia 30 de janeiro de 2026 e visa assegurar uma resposta coordenada, célere e eficaz, através da mobilização dos meios e recursos necessários à proteção de pessoas e bens, à mitigação dos riscos existentes e à reposição da normalidade.

De acordo com a informação da E-REDES, esta quinta-feira, 29 de janeiro, 27% do concelho encontrava-se ainda sem energia elétrica, o que corresponde a 3.976 instalações. Ainda não há uma previsão para a reposição total da energia elétrica no concelho.

A autarquia está a colaborar com a E-REDES na identificação de problemas na rede “procurando acelerar, tanto quanto possível, a reposição do fornecimento de energia elétrica. Do mesmo modo, temos mantido também uma articulação muito próxima com a Cartagua, apoiando a colocação e o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água, nomeadamente através do recurso a geradores”, informou o presidente da Câmara Municipal.

Devido à falta de energia em algumas instalações da Cartagua, houve registo de constrangimentos no fornecimento de água nas freguesias de Cartaxo/Vale da Pinta, Ereira/Lapa e Pontével, mas de acordo com a Cartagua, também esta quinta-feira à noite, o fornecimento de água foi reposto em grande parte das localidades do concelho, recorrendo a geradores alugados. Ainda segundo a empresa devido às sucessivas falhas de energia elétrica, as bombas dos Casais da Lapa sofreram alguns danos. Estes encontram-se, de momento, resolvidos; no entanto, o depósito necessita de algum tempo para recuperar os níveis normais. Relativamente à freguesia de Vale da Pedra, esta manhã, a empresa ainda aguardava reposta do fornecedor para disponibilizar um gerador.

Segundo a autarquia continua a monitorização do caudal do Rio Maior, tendo em conta a sua influência na passagem de água no túnel do Setil, cuja estrada se encontra submersa (foto em destaque), e também está a ser acompanhada a evolução do caudal do Rio Tejo que continua muito elevado.

A Proteção Civil “tem estado sempre de prevenção e a reagir muito rapidamente às questões que vão surgindo”, garante João Heitor.

Em articulação com a Ação Social do Município, Proteção Civil Municipal e Juntas de Freguesia, estão a ser realizadas visitas às habitações de idosos que vivem sozinhos, com o objetivo de verificar as condições em que se encontram face ao frio e à instabilidade meteorológica.

O Estádio Municipal vai continuar aberto para apoiar todos os munícipes afetados pela passagem da tempestade pelo concelho do Cartaxo, nomeadamente pela falta de abastecimento de água e eletricidade.

O Estádio Municipal estará aberto esta sexta-feira até às 22h00 e, nos dias seguintes, entre as 08h00 e as 22h00, com acesso gratuito, enquanto o Plano se mantiver ativo.