Já foram apresentadas as Comemorações do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita.
As comemorações, que têm por objetivo preservar e manter viva a sua memória e dar a conhecer esta figura aos mais novos, arrancam com o concurso de rótulos para uma garrafa de vinho comemorativa deste centenário, que tem como destinatários os alunos de Artes Visuais da Escola Secundária do Cartaxo. O concurso decorre até dia 30 de abril e a divulgação do vencedor está prevista para 17 de maio. De 18 de maio a 18 de setembro vai ser possível apreciar todos os trabalhos apresentados a concurso numa exposição, no Museu Rural e do Vinho.
O prémio vai ser entregue ao vencedor na inauguração da exposição, mas, além do prémio, o vencedor vai ter o seu trabalho no rótulo de garrafas de vinho comemorativas da data, que serão lançadas na Gala do Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, a 14 de setembro.
Estas comemorações apresentam, também, o Prémio Literário Marcelino Mesquita, que pretende premiar um texto literário. Para participar, basta ter mais de 16 anos e ser natural ou residente em território nacional. Este concurso vai decorrer de 10 de maio a 10 de setembro. O vencedor, que ganhará a edição, pelo Município, da sua obra premiada, vai ser conhecido a 16 de novembro.
Agendada está, igualmente, a publicação de duas peças de teatro inéditas, “Um episódio da guerra” e “Sem título”, que deverá acontecer a 30 de novembro; uma exposição sobre a vida de Marcelino Mesquita, a inaugurar a 16 de novembro no Salão das Artes da Biblioteca Municipal; a exposição sobre a construção da memória de Marcelino Mesquita, a inaugurar a 30 de novembro, no Centro Cultural do Cartaxo; e a deposição de uma placa evocativa no túmulo do dramaturgo, a 7 de julho, dia da sua morte.
O teatro também marca estas comemorações. Assim, a 9 de junho, sobe ao palco do Centro Cultural do Cartaxo o Kaspiadas (Grupo de Teatro da Casa do Povo de Pontével), com a peça de Marcelino Mesquita “Um episódio da guerra”. A 16 de novembro é a vez da turma de Teatro da Universidade Sénior do Cartaxo levar à cena a peça “Na berlinda”, uma adaptação de um conto da antologia “Na azenha”, de Marcelino Mesquita.
Estas comemorações encerram a 30 de novembro, com um colóquio sobre Marcelino Mesquita.
Estas são as atividades agendadas pela Comissão Organizadora das Comemorações, constituída por Ana Carina Azevedo, Ana Luísa Vilela, António Filipe Rato, Daniela Campino, Frederico Corado, José Manuel Rodrigues, Maria Manuel Simão, Maria Zelinda Pego, Mário Júlio Reis, Miguel Leal, Pedro Gaurim Fernandes, Pedro Mendonça e Vítor Madeira Santos. No entanto, “este é um programa em aberto e que aceita a participação e iniciativas de todas as instituições e cidadãos que desejem colaborar”, salientou a vereadora com o pelouro da Cultura, Elvira Tristão, na apresentação destas comemorações.