Atualidade

Cartaxo recebe comunidade educativa e homenageia profissionais com 25 anos de serviço

O Centro Cultural do Cartaxo recebeu, esta quinta-feira, 10 de setembro, a cerimónia de receção à comunidade educativa para assinalar o arranque do ano letivo 2026/2027. A iniciativa ficou também marcada por um momento motivacional e pelo reconhecimento público de nove profissionais que completaram 25 anos ao serviço da educação no município do Cartaxo.

By Jornal de Cá

September 11, 2026

Vasco Cunha, abriu a cerimónia destacando “o espírito, a exigência, o rigor e, sobretudo, o compromisso que todos vós tendes que pôr na atividade diária da educação”. O presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo desejou ainda “coragem, bravura e que seja um bom ano letivo” a toda a comunidade educativa.

Fátima Vinagre, destacou as obras de requalificação realizadas nas escolas ao longo do ano letivo anterior e agradeceu a todos os envolvidos “o incansável esforço e resiliência que têm tido”. A vereadora da Educação, referiu também os vários projetos desenvolvidos nos dois agrupamentos de escolas do concelho e deixou ainda uma mensagem à comunidade educativa: “Acreditem no vosso trabalho mesmo nos dias difíceis, mesmo quando os resultados demoram a aparecer, mesmo quando parece que aquilo que fazemos não é suficiente, porque na educação muitas vezes não vemos imediatamente o impacto do nosso trabalho, mas ele fica”.

João Heitor reconheceu que existem aspetos a melhorar, defendendo que “identificar um desafio ou algo que pode ser melhorado não pode significar apenas apontar aquilo que está menos bem, deve significar, sobretudo, dar o primeiro passo para encontrar uma solução”. O presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda a importância de uma comunidade educativa “atenta, exigente e participativa”, mas também “disponível para o diálogo, para a cooperação e para a construção conjunta de respostas”.

O diretor do Agrupamento D. Sancho I de Pontével, Jorge Tavares, e o subdiretor do Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo, Ricardo Monteiro, partilharam as suas perspetivas para o ano letivo 2026/2027.