Cartaxo vai eleger o melhor vestido de chita do concelho
Prémio Estini – dia 29 de outubro, às 21h30, no Pavilhão Municipal de Exposições
O Tejo e a Lezíria é o tema escolhido pela Câmara Municipal do Cartaxo para dar o mote à Feira de Todos os Santos e à ExpoCartaxo 2022 e foi este o tema que inspirou costureiras das seis freguesias do concelho quando foram desafiadas a mostrar que quando as mãos têm arte, até o tecido mais simples encerra beleza e requinte – o desafio foi criarem seis vestidos de chita e apresentá-los ao Prémio Estini – O Melhor Vestido de Chita do Concelho do Cartaxo.
No dia 29 de outubro, às 21h30, no Pavilhão Municipal de Exposições, seis jovens vão subir ao palco para mostrar as criações das costureiras da sua terra. Estas jovens são Rainhas das Vindimas de cada uma das freguesias do concelho – de Valada, Inês Messias; da União de Freguesias de Ereira e Lapa, Diana Gomes; de Pontével, Francisca Paulos; de Vila Chã de Ourique, Joana Ramalho; da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, Beatriz Antunes e de Vale da Pedra, Carolina Matos, 1.ª Dama de Honor de Vale da Pedra.
A Câmara Municipal do Cartaxo organiza o evento e a decisão de o integrar na Feira de Todos os Santos, é um modo de manter viva a tradição que nasceu em 1989, há mais de 30 anos, com a Festa da Chita, iniciativa do saudoso Vítor de Sousa e que, em 1996, viria a assumir a designação “Prémio Estini”, em homenagem a Maria Ernestina Xavier, talentosa costureira e modista do Cartaxo, a quem clientes e amigos chamavam, de modo carinhoso e reconhecido, Estini.
O Prémio Estini conta com a atuação do Grupo de Cantares da AFUL – Associação Filarmónica União Lapense. Os visitantes da Feira e da ExpoCartaxo poderão visitar a mostra de cerca de vinte vestidos de chita antigos, alguns ainda feitos pela modista Estini, gentilmente cedidos pelas freguesias, por particulares e pelo Ateneu Artístico Cartaxense, que apenas estarão expostos na noite de 29 de outubro.
*A imagem em destaque é apenas exemplificativa