Cartaxo vai ter Ensino Superior

A informação foi avançada pela vereadora com o pelouro da Educação, Fátima Vinagre

A Câmara Municipal do Cartaxo estabeleceu um protocolo com a Universidade Autónoma de Lisboa, para criar Ensino Superior no Cartaxo. As aulas das pós-graduações vão já começar durante este ano letivo na Casa da Juventude, na Quinta das Pratas. Previsões apontam para que no ano letivo 2023/2024 comecem as licenciaturas, mestrados e doutoramentos. A informação foi adiantada na última reunião do executivo camarário, esta quarta-feira, 2 de novembro.

As formações não graduadas nas áreas de proteção de dados, gestão de projetos, gestão de negócio vitivinícola e auxiliar técnico de farmácia podem acontecer tanto em regime online como em regime híbrido, ou seja, uma parte online e outra presencial. Estas pós-graduações vão decorrer na sala do fórum na Casa da Juventude, localizada na Quinta das Pratas, e vão permitir que esta seja mais rentabilizada, referiu Fátima Vinagre, ao Jornal de Cá.

A pós-graduação de auxiliar técnico de farmácia é muito importante porque “neste momento é um elemento obrigatório para trabalhar nas farmácias e no nosso distrito há uma grande carência nesta formação, porque os técnicos para a poderem realizar tinham de se dirigir a Lisboa, agora passam a poder fazê-la aqui no Cartaxo”, explica Fátima Vinagre.

Este protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal do Cartaxo e a cooperativa de Ensino Universitário que é a entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) “é uma grande mais-valia para o concelho do Cartaxo, pois não só fixa cá os jovens que temos como pode ainda trazer outros para o nosso concelho”, disse a vereadora com o pelouro da edução, ao Jornal de Cá.

Para o próximo ano “os nossos munícipes podem usufruir de condições vantajosas nas formações graduadas da UAL, mas são realizadas na UAL. Iremos trabalhar em conjunto para avançarmos mais no caminho que agora iniciámos, mas ainda há muito para fazer. Plantou-se a videira, mas agora tem-se que cuidar bem dela para que no futuro possa dar bons frutos”, esclarece a vereadora da educação.

Fernando Amorim, elogiou a iniciativa “esta é uma excelente notícia”, disse o vereador do PS, mostrando-se muito satisfeito por o Ensino Superior vir para o Cartaxo, ainda que tenha pena de não se ter conjugado esforços com o Instituto Politécnico de Santarém. A vereadora da educação explicou que a UAL também já tem uma parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém e com o Instituto Politécnico de Tomar e que estas instituições “agilizam alguma necessidade que possa haver nas áreas que administram”.

Ler
1 De 30

A vereadora acrescentou ainda que todos os estudantes que ingressem nestas formações, além de terem créditos para unidades curriculares no ensino superior, beneficiarão de descontos de 50% no ato da matrícula e 10% no valor da propina em licenciaturas dinamizadas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

O Open Day deste projeto vai realizar-se no dia 10 de novembro no auditório da Quinta das Pratas. É aberto a toda a comunidade e serve não só para divulgação como também para apresentar estas áreas de estudo e esclarecer todas as dúvidas.

Isuvol
Pode gostar também