Centro de Dia de Pontével já tem projeto para as novas instalações

A direção do Centro de Dia de Pontével quer envolver toda a comunidade neste desígnio de construir as novas instalações.

O Centro de Dia de Pontével faz este ano 34 anos, foi construído com financiamento da Segurança Social e do Município do Cartaxo, em 1989, na altura as instalações serviam perfeitamente a comunidade a que se destinavam. Contudo, com o passar dos anos e com as exigências legais que hoje existem e, também, com o envelhecimento da população, as instalações atuais estão desajustadas às necessidades da freguesia, por isso, é urgente a construção de novas instalações.

O Centro de Dia de Pontével, atualmente tem cerca de 30 utentes em centro de dia e mais 30 em apoio domiciliário. As atuais instalações são exíguas e estão no limite da capacidade, por isso, a direção está empenhada em reunir as condições necessárias para a construção das novas instalações.

Os utentes do Centro de Dia são sobretudo pessoas altamente dependentes e com baixos rendimentos, e a participação da Segurança Social não é suficiente face às necessidades desta IPSS.

A direção do Centro de Dia de Pontével tem a ambição de sair do local onde hoje se encontra, ao lado do edifício da Junta de Freguesia, e passar para as instalações da antiga Escola Básica de Pontével (em frente à Casa do Povo) uma vez que têm um contrato de comodato com o Município do Cartaxo por 50 anos, mas para terem a licença de alvará são necessárias obras.

Alienaram património que tinha sido deixado por dois beneméritos e conseguiram a quantia de 300 mil euros, com este dinheiro fizeram um projeto de requalificação para adaptar as instalações da antiga Escola Básica a um Centro de Dia e o restante será para as obras. Embora a ambição de que neste equipamento possa também ser construído um lar não esteja de parte.

Este projeto já foi à Segurança Social e já está em fase de pré-aprovação. Agora a direção quer andar com o projeto para a frente e quer fazer a obra, já estão à procura de empreiteiros, mas sobretudo querem envolver a população, ou seja, todos os que estejam disponíveis para ajudar a conseguir a verba necessária para a construção deste equipamento.

Ler
1 De 427

Já fizeram várias consultas ao mercado e não têm capacidade financeira para sozinhos levarem em frente esta obra. “Precisamos do apoio financeiro e moral das pessoas, queremos envolver toda a comunidade de Pontével e não só para conseguirmos levar este desígnio a bom porto”, disse ao Jornal de Cá, Pedro Reis, presidente da direção do Centro de Dia de Pontével.

Isuvol
Pode gostar também