As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam condições meteorológicas adversas para os próximos dias, com períodos de chuva forte e intensificação do vento.
Nos próximos dias preveem-se períodos de precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, tal como intensificação do vento.
Como tal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
realça a possibilidade de formação de lençóis de água, tal como cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.
De referir que o vento forte poderá causar “danos em estruturas montadas ou suspensas”, assim como “a queda de ramos ou árvores” e até a “afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.
A Proteção Civil recomenda que sejam tomadas, por parte da população, as medidas necessárias prevenção, nomeadamente:
– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.