Colóquio sobre Marcelino Mesquita no Cartaxo

Encerram este mês de novembro as comemorações do centenário da morte de Marcelino Mesquita com um colóquio, no próximo sábado, dia 30, no Centro Cultural do Cartaxo, às 15h.

As comemorações do Centenário da morte de Marcelino Mesquita encerram com um colóquio sobre Marcelino Mesquita, onde será divulgado o Prémio Literário Marcelino Mesquita e lançado um livro com duas peças do espólio do dramaturgo do Cartaxo.

Programa
Abertura do colóquio por Elvira Tristão, vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo

Painel 1
Tem como moderador António Filipe Rato e os seguintes oradores:
Zelinda Pêgo – Estudou no Externato Marcelino Mesquita. Foi viver para a Amadora, para a Rua Marcelino Mesquita, mesmo junto ao Casal dos Eucaliptos, propriedade de Inês Mesquita Ressano Garcia (Tina) onde residia com seu filho, António Mesquita Ressano Garcia, com quem contactava quase diariamente. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa e tem colaborado em eventos relacionados com a História Local, quer a nível do Concelho do Cartaxo como da sua Freguesia de Pontével.

Zelinda Pêgo abordará o tema – A vida de Marcelino Mesquita em Pontével

Pedro Gaurim Fernandes – Licenciado e Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduado em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Lisboa, onde desenvolve o Doutoramento. É bibliotecário/conservador da Academia Nacional de Belas Artes”. No âmbito das comemorações, começou a estudar a Biblioteca da Família Mesquita, núcleo fundador da Biblioteca Municipal do Cartaxo.

Ler
1 De 175

Pedro Gaurim Fernandes abordará o tema – Memória dos cartaxeiros que homenagearam Marcelino Mesquita no centenário do seu nascimento: os nomes, a estátua, a biblioteca

Maria Isabel João – Professora Auxiliar com Agregação, na área de História Contemporânea, da Universidade Aberta, onde tem lecionado unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclos de estudos. Orientou dissertações de mestrado e de doutoramento já concluídas. Tem integrado júris de mestrado e doutoramento de diversas universidades. Participado em projetos científicos nacionais e internacionais. Possui cerca de 90 trabalhos publicados. É membro do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais e colaboradora do Centro de História da FLUL.

Maria Isabel João abordará o tema – Os homens ilustres e a construção das memórias sociais

Antes do 2º painel, será divulgado o prémio literário Marcelino Mesquita, pela vereadora Elvira Tristão, seguindo-se um intervalo.

Painel 2
Tem como Moderadora Maria Manuel Simão e os seguintes oradores:
Duarte Ivo Cruz – Professor e político. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, tem dedicado, desde muito novo, uma atenção particular ao fenómeno do teatro, como crítico, divulgador, historiador e ensaísta. Frutos desse labor são uma Introdução ao Teatro Português do Século XX (1969), em que analisa com objetividade e isenção a obra dos nossos principais dramaturgos a partir do realismo, de cujos textos apresenta uma criteriosa antologia. Foi diretor-adjunto de Teatro Municipal de São Luís (1971-72), colaborador do Ministério da Cultura na área de teatro (1984-87) e professor de História do Teatro e do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

Duarte Ivo Cruz abordará o tema – Evocação de Marcelino Mesquita no Centenário da sua Morte

Vítor Pavão dos Santos – Licenciado em História, é crítico, investigador e desenhador teatral. Desenhou cenários e figurinos para largas dezenas de peças teatrais, da Casa da Comédia, do Teatro Estúdio de Lisboa, da Companhia Portuguesa de Comediantes, da Companhia de Raul Solnado, da Empresa de Vasco Morgado, do Teatro Monumental, da Companhia Somos 2, da Companhia Teatral de RTP, do Teatro Experimental do Porto, de Filipe La Féria. Fez parte da Comissão Organizadora do Museu Nacional do Traje. Fundou e dirigiu o Museu Nacional de Teatro durante 19 anos. Fez parte de um grupo de investigadores da Fundação Calouste Gulbenkian. Integrou a Direção-Geral Do Ensino Superior e de Belas Artes, de 1965 a 1982. Instituto Português do Património Cultural, dirigindo o Departamento de Museus.

Vítor Pavão dos Santos abordará o tema – Encenação e receção das peças de Marcelino Mesquita ao longo do século XX

Painel 3
Apresentação do livro Duas peças do espólio de Marcelino Mesquita, por Maria Manuel Simão, com os oradores:

Ana Carina Azevedo – Investigadora do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH). Tem desenvolvido alguns estudos sobre a história do Cartaxo e é coautora dos livros O Cartaxo entre os finais do século XIX e o fim da I República 1870-1933 (2016) e Nas trincheiras da Flandres. Os cartaxenses do Corpo Expedicionário Português (1917-1919), 2018.

Ana Carina Azevedo abordará o tema – Um episódio da guerra: as surpresas e os “episódios” de um texto dramático

Vítor Madeira Santos – Professor do segundo ciclo do Ensino Básico, Mestre em Criações Literárias Contemporâneas (Literatura Portuguesa). Dissertação de Mestrado intitulada: Na oficina do dramaturgo: edição crítica de uma obra inédita de Marcelino Mesquita.

Vítor Madeira Santos abordará o tema – Uma guerra de sexos, num inédito dramático de Marcelino Mesquita

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, encerrará as comemorações.

Isuvol
Pode gostar também