Como preparar uma refeição para saborear ao ar livre?

Por Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja

Apesar de as temperaturas não estarem, ainda, muito convidativas, aproximam-se os dias bonitos e que convidam a sair para a rua e desfrutar das temperaturas mais agradáveis.

Nos dias bonitos, as refeições ao ar livre sabem muito bem. Mas são precisos alguns cuidados

A comida
Ao escolher a comida para um piquenique é importante evitar natas, maionese caseira ou sobremesas com ovos frescos.

As sandes são uma opção muito prática e podem ir já feitas de casa. As saladas, são pratos coloridos e sabem ainda melhor ao ar livre. Levar os molhos preparados e só temperar as saladas na altura de servir.

Sabe sempre bem comer ao ar livre frango assado, pataniscas, pastéis de bacalhau, saladas cheias de legumes, bolos salgados e tartes.

Para sobremesas, bolos para cortar em fatias, queques, bolachas e biscoitos são boas opções. Frutas frescas, como melancia, melão, ananás, cerejas, uvas, pêssegos, morangos resultam muito bem. Para as crianças a fruta pode ir já cortada em cubos ou em pequenas bolinhas.

Mais artigos
1 De 29

Caso se pretenda fazer churrasco, a carne crua ou peixe, deve ser transportada separada dos outros produtos já preparados, para evitar risco de contaminação.

As bebidas
Para um piquenique, em dias de calor, é importante levar bebidas frescas. Limonadas, chás gelados, mas principalmente água. Os vinhos podem ser uma opção.

Para as crianças, para além dos refrescos de fruta, os pacotes com palhinha, de leite ou de sumo, podem ser uma mais valia.

Alguns cuidados especiais
É importante transportar a comida numa geleira para manter os produtos à temperatura ideal. Os cestos de verga revestem-se de romantismo e encanto, e são óptimos para transportar alguns dos acessórios necessários.

Para um piquenique não esquecer de levar sacos de lixo, uma ou duas facas que cortem bem. Caso se pense servir vinho, colocar no cesto um saca-rolhas.

Para um piquenique é importante levar comida prática como os queques de bacon e queijo e boa disposição!


Isabel Zibaia Rafael é a autora do blogue Cinco Quartos de Laranja, escreve sobre comida e desenvolve receitas para marcas. Encontrarão mais receitas no livro da autora ‘Delicioso Piquenique’


Texto publicado na edição impressa, nº51, da Revista DADA

Pode gostar também
Comentários
Loading...