Como separar o lixo

recycling-254312_1280-300x293Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, o papel/cartão, o vidro e também a madeira.

Cada família sabe melhor do que ninguém como deve orientar o espaço e a arrumação em sua casa. Mas não se pense que a única maneira de separar as embalagens usadas e de participar na reciclagem é ter três, ou mesmo quatro, caixotes do lixo. Pode, por exemplo, utilizar um caixote para os resíduos orgânicos e outro para tudo o que é embalagem, separando os resíduos já à boca do ecoponto. Outra alternativa será comprar um caixote com três divisórias, já disponível no mercado, e que torna a tarefa mais simples.


trashcan-146455_1280-150x150Estes caixotes têm dimensões relativamente reduzidas e já se encontram a preços acessíveis. Também pode pôr a sua imaginação a trabalhar e ajudar os seus filhos a construir um ecoponto de caixas de cartão. Uma actividade lúdica e educativa que os pode divertir e ajudá-lo a si na tarefa de separar o lixo.

Existem apenas alguns passos básicos que deve seguir de forma a tornar o processo de reciclagem mais eficiente:
Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens;
Quando possível, espalme-as para ocuparem menos espaço em casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto;
Para evitar maus cheiros pode passar por água algumas embalagens;
Deposite no ecoponto o saco que usou para transportar as embalagens usadas.


plastic-bottles-621359_1280-150x150Por último, é importante retirar as rolhas e as tampas sempre que são feitas de outros materiais, diferentes da embalagem em si.

Depois é só colocar as embalagens nos sítios apropriados: o plástico e metal no ecoponto amarelo, o papel e o cartão no ecoponto azul e o vidro no ecoponto verde. As embalagens de madeira, por se tratarem de embalagens menos frequentes, apenas podem ser depositadas nos ecocentros.

Mais artigos
1 De 276

somos nós que controlamos
A mudança do clima é um problema global e, no entanto, cada um de nós tem o poder para fazer a diferença. Mesmo as mais pequenas alterações na nossa rotina diária podem ajudar a evitar as emissões de gases de efeito de estufa sem afectar a nossa qualidade de vida.

REDUZA      RECICLE     DESLIGUE     ANDE A PÉ

Com cada vez mais governos europeus a tomarem iniciativas com vista à reciclagem de produtos, esta é cada vez mais fácil. Aprenda novas e acessíveis maneiras de se desembaraçar do lixo assim como formas de escolher produtos e embalagens que causam menor impacto no ambiente. Na realidade, podem até representar uma poupança de dinheiro.


recycle-309974_1280-150x150separar porquê

porque fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir de matérias virgens. Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo.

porque quanto menos resíduos tiverem como destino final um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá. Se todos contribuirmos, aumentamos a esperança de vida dos aterros sanitários, evitando desperdiçar recursos na construção de novos destes equipamentos. Deste modo, só deverão ser depositados em aterro os resíduos que não podem ser valorizados. É por isso que a participação de todos nós na recolha seletiva é fundamental.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.