Contas de Vila Chã de Ourique vão ter auditoria

Vila Cha OuriqueAs contas da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique vão ser auditadas depois das propostas apresentadas pelos eleitos do PSD e do PV-MPC, na Assembleia de Freguesia do passado dia 28 de abril, terem sido votadas por maioria com sete votos favoráveis. Nos documentos, que resultam no final numa proposta conjunta, é salientado o facto de existirem “um conjunto de situações graves encontradas pelo atual executivo”. Nos considerandos que antecedem a proposta é afirmado que “existem dúvidas sobre a conformidade legal de um conjunto de despesas, que foram realizadas pela Junta de Freguesia ao longo deste e do mandato anterior” bem como “suspeitas de eventuais irregularidades praticadas pela Junta de Freguesia e pela anterior presidente do executivo”.
O documento de proposta de auditoria, a que o Jornal de Cá teve acesso, propõe que o período a ser analisado se estenda de 2009 até ao presente e que seja verificada, entre muitos outros pontos, “a regularidade financeira das despesas realizadas (…) as aquisições de bens e serviços (…) os processos de contratação pessoal, bem como em regime de avença (…) a conformidade legal das despesas com ajudas de custo, deslocações e estadias, representação, pagamento de quilómetros em viatura própria, viagens, comunicações móveis e consultoria jurídica e de gestão”. A assembleia pretende igualmente mandar auditar “se as aquisições de imobilizado se efetuaram “de acordo com o plano plurianual de investimentos” e que se faça a “análise e verificação física dos bens de cadastro e inventário da Freguesia, bem como as respetivas deliberações de abates de bens e imobilizado”.
A proposta, além de colher o voto favorável de todos os vogais presentes na Assembleia, foi muito bem recebida por todos os moradores presentes na assistência tendo sido lançada a possibilidade de se fazer um pedido de contribuição entre a população, para auxiliar ao pagamento da auditoria, já que a Junta se encontra numa situação financeira difícil. Vários moradores presentes mostraram imediatamente disponibilidade para contribuir, dada a enorme importância de que se reveste este esclarecimento das contas da Junta.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.