As contas da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique vão ser auditadas depois das propostas apresentadas pelos eleitos do PSD e do PV-MPC, na Assembleia de Freguesia do passado dia 28 de abril, terem sido votadas por maioria com sete votos favoráveis. Nos documentos, que resultam no final numa proposta conjunta, é salientado o facto de existirem “um conjunto de situações graves encontradas pelo atual executivo”. Nos considerandos que antecedem a proposta é afirmado que “existem dúvidas sobre a conformidade legal de um conjunto de despesas, que foram realizadas pela Junta de Freguesia ao longo deste e do mandato anterior” bem como “suspeitas de eventuais irregularidades praticadas pela Junta de Freguesia e pela anterior presidente do executivo”.
O documento de proposta de auditoria, a que o Jornal de Cá teve acesso, propõe que o período a ser analisado se estenda de 2009 até ao presente e que seja verificada, entre muitos outros pontos, “a regularidade financeira das despesas realizadas (…) as aquisições de bens e serviços (…) os processos de contratação pessoal, bem como em regime de avença (…) a conformidade legal das despesas com ajudas de custo, deslocações e estadias, representação, pagamento de quilómetros em viatura própria, viagens, comunicações móveis e consultoria jurídica e de gestão”. A assembleia pretende igualmente mandar auditar “se as aquisições de imobilizado se efetuaram “de acordo com o plano plurianual de investimentos” e que se faça a “análise e verificação física dos bens de cadastro e inventário da Freguesia, bem como as respetivas deliberações de abates de bens e imobilizado”.
A proposta, além de colher o voto favorável de todos os vogais presentes na Assembleia, foi muito bem recebida por todos os moradores presentes na assistência tendo sido lançada a possibilidade de se fazer um pedido de contribuição entre a população, para auxiliar ao pagamento da auditoria, já que a Junta se encontra numa situação financeira difícil. Vários moradores presentes mostraram imediatamente disponibilidade para contribuir, dada a enorme importância de que se reveste este esclarecimento das contas da Junta.
Post Anterior
Próximo Post
Pode gostar também