Coronavírus: Entramos hoje em nova fase de desconfinamento

A partir de hoje, 1 de outubro, Portugal liberta-se de várias restrições com a entrada numa nova fase do plano de desconfinamento, que põe fim aos limites de lotação e ao uso obrigatório de máscara em vários espaços.

Muito perto dos 85 por cento da população portuguesa completamente vacinada contra a covid-19 e com a estabilidade dos números da pandemia, entra esta sexta-feira em vigor o levantamento das restrições impostas, devido à covid-19.

Abrem bares e discotecas, com certificado digital, e os restaurantes deixam ter limite máximo de pessoas por grupo. Também deixa de haver limites à lotação no comércio, espetáculos culturais, assim como em casamentos e batizados.

O certificado digital deixa de ser exigido para o acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas. O Certificado Digital Covid UE continua a ser exigido em bares e discotecas, visitas a lares e estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e em viagens por via aérea ou marítima.

O uso da máscara cai na generalidade dos estabelecimentos, como lojas de comércio tradicional, cafés ou restaurantes, por exemplo, mas mantém-se obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos, e grandes superfícies comerciais, com área superior a 400 m2.

Pode gostar também