Coronavírus: Entramos hoje na 2ª fase de desconfinamento

O segundo passo do plano de desconfinamento entra em vigor esta segunda-feira, 5 de abril, com mais alunos nas escolas, abertura de museus, ginásios, esplanadas e outros espaços.

Reiniciam-se hoje as aulas presenciais para o 2º e o 3º ciclo, assim como os e ATL para as mesmas idades e os equipamentos sociais na área da deficiência.

Também os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares podem voltar a abrir portas (encerram às 22h30 nos dias úteis e às 13h nos fins de semana e feriados), tal como as lojas até 200 m2 com porta para a rua, as feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal). Passam também a ser permitidas esplanadas, com o máximo de quatro pessoas por mesa e permitidas as modalidades desportivas de baixo risco e a atividade física ao ar livre até quatro pessoas. Os ginásios também podem abrir portas, mas sem aulas de grupo.

As atividades de comércio a retalho não alimentar encerram às 21h durante os dias úteis e às 13h aos fins de semana e feriados, enquanto as atividades de comércio de retalho alimentar, que também encerram às 21h durante os dias úteis, encerram mais tarde – às 19h – aos sábados, domingos e feriados.

Passa também a ser permitida a circulação entre concelhos, mas só a partir das 24h desta segunda-feira, continuando contudo o dever de recolhimento, devendo as saídas e deslocações ser restringidas às necessidades básicas e essenciais.

A partir de 19 abril, prevê-se o início da terceira fase de desconfinamento, com o ensino secundário e superior a reiniciar as aulas presenciais, assim como com a abertura dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos, entre outros. A 3 maio, se tudo correr como previsto, inicia-se a quarta fase de desconfinamento.

Pode gostar também