Coronavírus: Lidar com o isolamento em família

Lidar com a vida em família, lidar com as emoções e o stresse covid-19, lidar com a separação e com as rotinas, lidar com a ansiedade nos jovens, lidar com regras e limites, lidar com o isolamento e lidar com a segurança online, são os tópicos abordados pelo manual da Direção-Geral da Saúde (DGS), criado a pensar nestes dias de isolamento em casa.

“O isolamento e o distanciamento são medidas de afastamento social essenciais e pretendem proteger a população, quebrando a cadeia de transmissão do vírus entre pessoas”, lembra a DGS que, dada a situação atual de pandemia por COVID-19, desenvolveu o Manual para Famílias – Como lidar com o isolamento em contexto familiar, através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, com o objetivo de apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento.

A DGS lembra que, “neste momento crítico é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. A sua estabilidade, confiança e segurança são afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais”.

Assim, aconselha pais, mães e cuidadores a estar atentos e a adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.

Leia aqui o Manual para Famílias – Como lidar com o isolamento em contexto familiar

Pode gostar também

Comentários estão fechados.