Cuidado com o frio!

Estão a chegar os dias mais frios! Com eles vem a chuva e o vento, que exigem cuidados extra para evitar constipações e desidratação da pele. Como prevenção, todo o corpo deve estar bem protegido, da cabeça aos pés

girl-789868_1920Vivemos uma época mais fria que exige cuidados extra para um maior bem-estar e uma boa saúde. As roupas mais quentes e os acessórios, como luvas, cachecóis e gorros, começam a fazer parte do dia-a-dia, protegendo melhor do clima frio. Para além do vestuário, há ainda que ter atenção com a pele, a alimentação e o exercício físico moderado.

Estes cuidados básicos devem ser seguidos por todos, advertindo-se as pessoas mais debilitadas, portadoras de doenças crónicas especialmente cardiovasculares e respiratórias, entre outras, a procurarem as melhores soluções para uma maior prevenção contra o frio. Também com as crianças e os mais velhos os cuidados devem ser redobrados, a fim de evitar complicações de saúde.

Os casacos e sapatos quentes protegem o corpo do frio nas idas à rua, mas é preciso atenção também à pele sensível da cara. Os lábios, por exemplo, são uma zona extremamente sensível que se encontra sempre exposta ao meio ambiente. Nestes dias, o frio e o vento acabam por danificá-los provocando a secura e desidratação da pele. Na impossibilidade de vestir a ‘cara’, a melhor protecção será dada por um bom creme hidratante indicado para o rosto e batom hidratante (com protecção UV) para os lábios.

Em casa, o ambiente deve rondar 20 e os 21 graus centígrados, devendo as portas e janelas estar bem vedadas, evitado a entrada do frio do exterior, assim como as fugas de calor. Alerta, no entanto, para os riscos de aquecedores e lareiras usados no aquecimento dos lares. E o conforto, entretanto conseguido no interior, não deve ser motivo para a monotonia: devem-se fazer alguns exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea. Estes momentos podem ainda ser aproveitados para confecionar e ingerir comidas e bebidas quentes.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.