O verão é a estação do ano em que são necessários cuidados adicionais para a manutenção do bem-estar dos nossos companheiros de quatro patas.
Um dos perigos maiores é a possibilidade da ocorrência de um golpe de calor, que é um aumento extremo da temperatura corporal, que acontece por excessiva exposição a altas temperaturas.
Uma das maiores causas desta situação é a permanência dos animais dentro dos automóveis por períodos de tempo, que podem até ser de apenas alguns minutos, quando a temperatura exterior é muito elevada. Um golpe de calor é uma urgência médica já que o animal pode vir a morrer por desregulação das funções vitais.
Outro perigo relaciona-se com o aumento da quantidade de parasitas externos (pulgas e carraças) transmissores de doenças perigosas (ex: febre da carraça), para além da espoliação sanguínea que efetuam e que provoca anemias que podem ser graves.
É também nesta estação do ano que as diarreias de origem viral, como a Parvovirose, mais se manifestam, uma vez que os vírus gastrointestinais desenvolvem-se primordialmente com temperaturas altas. Ressalvamos a importância da vacinação para prevenir estas patologias potencialmente fatais.
Existem vários cuidados extra a ter com os animais de estimação no verão, nomeadamente, a manutenção de água limpa e fresca sempre à disposição; verificar se estes possuem um abrigo fresco, sombrio e protegido de insetos; evitar andar com os animais de carro nas horas mais quentes do dia; desparasitar externamente os cães e gatos com pipetas, coleiras ou comprimidos.
Alertamos que na impossibilidade de proporcionar as melhores condições de viagem e férias aos vossos companheiros, existe a possibilidade de os deixarem em hotéis destinados a animais de estimação – muitos destes locais oferecem ótimas condições de alojamento e entretenimento para os nossos fiéis amigos.