Passaram 15 anos do primeiro número da revista DADA, que em 2007 veio dar mais cor e brilho ao concelho do Cartaxo
Há 15 anos nascia a revista DADA. Pode dizer-se que foi um sucesso, na altura. Apresentada na Festa do Vinho de 2007, era Paulo Caldas o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, a DADA seguiu para a casa de milhares de pessoas que visitaram o evento, naquele ano de lançamento e nos que se haviam de seguir. Bem conhecida dos cartaxeiros, a revista era também conhecida fora do concelho, sendo a Festa do Vinho um ponto de encontro com esses leitores amigos de fora, mas também como os nossos leitores de cá. Até porque a revista DADA também habituou os seus fãs a momentos diferentes e de boa disposição, por aquelas paragens, como o célebre ‘5 minutos de fama’.
É uma revista que veio dar frescura ao Ribatejo. Nos primeiros anos de vida, a DADA foi também distribuída em concelhos à volta do Cartaxo, como Santarém, Almeirim, Azambuja, Vila Franca de Xira e, dessa forma, também levou muito do nosso concelho aos nossos vizinhos mais próximos. E foi sempre muito requisitada por todas essas paragens, contudo, o foco da revista foi sempre o concelho do Cartaxo e foi por cá que se manteve em força. Mas continua a entrar na casa de muita gente que vive fora, desde os concelhos limítrofes a outros concelhos mais afastados, mas também no estrangeiro, nomeadamente nestes dois últimos anos em formato digital.
Se a ideia inicial de revista de bolsa, fácil de transportar, atrativa, ao ponto de estar exposta na sala, deixou de ter a relevância que tinha há 15 anos com o uso massivo de smartphones e, depois de tantos constrangimentos trazidos pela pandemia, em 2020, a revista DADA deu o salto para o digital. Pode falar-se numa atualização dos tempos e das vontades, se bem que ainda há quem fale com saudade da revista física, em papel. Mas, sem sombra de dúvida, a DADA é agora lida por muito mais pessoas que, de há dois anos para cá, recebem a revista na sua caixa de correio eletrónica e podem lê-la através do telemóvel, do computador, do tablet, sempre e onde quiserem.
O cuidado com a imagem mantém-se, tal como os artigos disponibilizados continuam a ser de interesse geral, com temas e personalidades diversas que trazem mais informação e conhecimento aos nossos leitores. Umas vezes, escolhas temáticas mais em voga, mas também aqueles temas menos lembrados, que tendem a cair no esquecimento mas que surpreendem os nossos leitores, nomeadamente quando se trata da história do nosso concelho. E, para tal, também têm contribuído, nestes quinze anos, ilustres cartaxeiros divulgadores da história e costumes da nossa terra, como o já saudoso Rogério Coito, falecido há pouco mais de um ano.
Saúde, desporto, lazer, biodiversidade, educação, alimentação, moda, arte, espetáculo, inovação, projetos e tantos outros temas já passaram pelas páginas da revista DADA, mas são, essencialmente, as pessoas que têm feito o sucesso da revista. Gente que deixa a sua marca no concelho, nas mais diversas áreas, como o primeiro entrevistado da DADA, o atleta Rui Silva, no ainda novo estádio municipal do Cartaxo. Poderíamos lembrar todos os outros nomes que fizeram capa da revista, mas seria demasiado extensivo e indelicado citar só alguns, porque ao longo destes 15 anos foram muitas as individualidades do nosso concelho, e não só, que aqui revelaram um pouco mais de si, da sua vida e das suas vivências. De atores e outros artistas, a políticos, passando pelas forças de segurança e socorro, jovens estudantes, entre tantas outras figuras da nossa sociedade, são muitas as pessoas, mais ou menos conhecidas, que dão um pouco de si ao sucesso da revista DADA, por aquilo que são e pelo que contribuem para a nossa comunidade.
Outra grande motivação da revista, que se mantém, e é uma das mais relevantes, passa pelas Montras, onde são divulgadas as lojas do concelho de forma apelativa e com destaque para os produtos apresentados, com imagens personalizadas e atrativas, que marcam a diferença. E é essa diferença que a revista DADA pretende continuar a fazer, trazendo novidades e curiosidades aos seus leitores e fãs, de dois em dois meses, pelo menos, nos próximos 15 anos.
A Revista DADA está online, deixou o papel e passa a estar só na internet. Para a ter consigo basta enviar um e-mail para revistadada.digital@gmail.com, escreva no assunto “subscrever” e receberá a DADA, gratuitamente, no seu e-mail.