Dança contemporânea nos Jardins da Biblioteca Marcelino Mesquita

O Ateneu Artístico Cartaxense apresenta a Companhia de Dança Contemporânea residente, no próximo sábado, dia 15 de junho, pelas 21h, nos Jardins da Biblioteca Municipal do Cartaxo.

Juan Maria Seller Duran é um bailarino, maestro e coreógrafo internacional com formação em dança Clássica, Moderna, Contemporânea e Teatro e um percurso que decorre por diferentes países entre a Europa e Estados Unidos, tanto dançando como coreografando diferentes companhias, apresentando peças com êxito. A descentralização da dança, das grandes cidades para zonas mais rurais, foi um dos grandes objetivos empreendidos por Seller ao estabelecer a sua companhia de dança, Companhia de Dança Contemporânea Seller Danza, na cidade do Cartaxo apoiada pelo Ateneu Artístico Cartaxense e a Câmara Municipal do Cartaxo.

O coletivo de artistas que integra a companhia são: Lize-Lotte Pitlo, Roberto Seller, Joana Botelho e Pedro Finesterra.

Na apresentação oficial, no próximo dia 15 de junho, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, pelas 21h, a companhia apresenta ao público EL Laberinto de Nijinsky uma peça lancinante que estreou na Irlanda em abril deste ano e um “fragmento” de Transeuntes, com estreia agendada para 14 de dezembro de 2019, no Centro Cultural do Cartaxo e co-produzida pela Câmara Municipal do Cartaxo.

Transeuntes inspirado em Gritos da Minha Dança (2003) de Fernanda Botelho (1926-2007), um conjunto de fragmentos compilados num volume, Seller revisita Botelho num intenso cruzamento entre Dança e Literatura, onde as preocupações sociais, estéticas e filosóficas convergem através do tríptico apresentado. Um espetáculo que rendibiliza, de forma pungente, o desconcerto existencial, que atravessa o livro como tema basilar em busca da justa forma de expressão.

Pode gostar também
Comentários
Loading...