A Câmara do Cartaxo entregou, na passada quinta-feira, 9 de janeiro, o relatório técnico sobre as condições atuais de segurança da Ponte Rainha D. Amélia à empresa Infraestruturas de Portugal (IP), para decisão sobre a reabertura da circulação na Ponte Rainha D. Amélia. O relatório conjuga os dados da inspeção subaquática aos pilares da Ponte, realizada a 6 de janeiro, e do levantamento batimétrico ao leito do rio, levado a cabo no dia 27 de dezembro.
Já esta terça-feira, 14 de janeiro, os municípios do Cartaxo e de Salvaterra de Magos contactaram a IP, para saber quando é que poderia existir uma decisão quanto à reabertura, ou não, da Ponte à circulação automóvel. A IP informou que essa decisão deverá ser tornada pública ainda esta semana, previsivelmente na próxima quinta-feira, dia 16 de janeiro.
Recorde-se que, no passado dia 20 de dezembro, face ao aumento de caudais do Tejo resultante da depressão ELSA, as Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos suspenderam, por razões de segurança, a circulação na Ponte Rainha D. Amélia, tendo dado conhecimento deste facto à IP, Comando Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana e Agência Portuguesa do Ambiente.
Recorde-se, também, que em conformidade com o Protocolo existente com a IP, compete à Câmara Municipal do Cartaxo proceder à monitorização da Ponte através do procedimento técnico de levantamento batimétrico e de inspeção subaquática aos pilares da ponte, cabendo à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos o levantamento topográfico do tabuleiro.