Desenvolvimento Económico Local

Opinião de João Pedro Barroca

O desenvolvimento económico tem como objetivo principal, fomentar a criação de emprego através da captação de investimento e consequentemente atrair e reter habitantes e visitantes que possam contribuir para a melhoria da dinâmica económica e social do concelho.

Neste sentido para além do cumprimento da satisfação das necessidades básicas da população local que se impõe a qualquer autarquia, é importante considerar que a mesma deve ser responsável por promover e captar novos investimentos nacionais e estrangeiros, bem como estimular o tecido empresarial já existente.

Tendo em conta que não se vislumbra a existência de qualquer estratégia de desenvolvimento económico a curto, médio e longo prazo, este artigo pretende sensibilizar para a concretização de determinadas ações que, poderão ser desenvolvidas com um investimento residual mas com um impacto económico significativo.

Setores Estratégicos e Prioritários
Para a concretização de qualquer estratégia de desenvolvimento económico, o primeiro passo deve consistir na criação de um foco de ação naqueles setores que, devido ao potencial endógeno que o nosso concelho oferece, poderão ser considerados como estratégicos e prioritários.

Programas de Capacitação Empresarial
Através da criação de parcerias com Institutos Públicos que operam no setor do Ensino e Formação Profissional e Associações Empresariais, deverão ser criados programas de capacitação para o tecido empresarial existente e para novos empreendedores que pretendam investir no nosso concelho, dotando-os de conhecimento técnico e ferramentas de gestão que permitam aumentar a competitividade dos seus negócios.

Mais artigos
1 De 298

Instrumentos e Incentivos Financeiros
Neste âmbito o serviço mínimo exigido, deverá consistir na promoção ativa e disseminação de informação sobre os diversos instrumentos e incentivos financeiros que os empresários podem usufruir e respetivo aconselhamento técnico preliminar.

Incubadoras e Centros de Inovação
A requalificação de imóveis municipais para a criação de um centro de inovação e incubação de novos projetos empresariais, deverá ser uma prioridade a enquadrar no próximo Quadro Comunitário.

Programas e Concursos de Empreendedorismo
Através da criação de sinergias entre Escolas, Universidades, Centros de Formação Profissional, Associações Empresariais e Instituições Financeira, torna-se relativamente fácil a concretização de programas orientados para o desenvolvimento e concretização de novos projetos empresariais.

Marketing, Eventos e Networking
Elaboração de um plano de marketing e comunicação que promova e ajude a vender o nosso concelho a nível nacional e internacional. Entre outras ações a executar seria pertinente a realização de eventos em conjunto com uma rede qualificada de agentes económicos que promovam as potencialidades da região junto de potenciais investidores.

*Artigo publicado na edição de janeiro do Jornal de Cá.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.