Dezenas de crianças plantaram Bosque do Bicentenário

 

Foi uma manhã de sábado (10) muito animada na urbanização Quinta das Correias, no Cartaxo, com muitos jovens e famílias a levarem ali os mais novos para plantarem uma árvore, criando o Bosque do Bicentenário.

[acx_slideshow name=”Bosque do Bicentenario”]

A iniciativa, proposta pela Eco Cartaxo e a que a Câmara se associou, decorreu no âmbito das Celebrações do Bicentenário do Concelho, com a plantação de 200 árvores (carvalho português e sobreiro, espécies autóctones, de baixa manutenção e baixo consumo de água) conseguidas através do programa nacional Plantar Portugal, cujo objetivo é reflorestar o País e defender e promover as espécies autóctones.

Às 9h30 já havia famílias a inscrever os mais novos para requer uma árvore para plantar com a ajuda e coordenação de vários elementos da Eco Cartaxo, entre eles José Lousa, que agora só espera que “as árvores subsistam”, e Mário Júlio Reis, que ao final da manhã se mostrava satisfeito com “esta iniciativa que perspetiva o futuro”, apesar de estar “à espera de ver mais famílias”.

As crianças, essas, estavam radiantes com a experiência de plantar uma árvore, embora várias delas já o tivessem feito antes. Laura e Carlota, de 11 e 9 anos, respetivamente, mostraram-se muito entusiasmadas com esta experiência “amiga do ambiente”. Mas toda a animação criada em volta deste acontecimento, com o parque infantil ali existente, um insuflável, espaço com jogos, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I, e até uma peça de teatro infantil, fez as delícias dos mais novos, que ainda contaram com a presença dos Bombeiros Municipais que ali estacionaram o seu autotanque e o deram a conhecer a dezenas de miúdos.

Mais artigos
1 De 594

Mas não foram só os mais novos que apreciaram esta manhã diferente no Cartaxo. Muitos adultos, alguns dos quais representando instituições do concelho, como a PSP, GNR, Bombeiros Municipais, Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, entre outros, também quiseram deixar a sua árvore plantada. De referir ainda a presença dos Escoteiros do Grupo 72 do Cartaxo e dos Escuteiros do Agrupamento 1120, que participaram nas diversas atividades ao longo daquela manhã de sábado.

Também os autarcas marcaram presença e plantaram árvores, satisfeitos por estarem a ajudar a criar este espaço verde, como a vereadora Sónia Serra, o vice-presidente Fernando Amorim e o presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, Gentil Duarte, para quem este “é um dia marcante para todos”. Opinião partilhada pelo presidente do Município do Cartaxo, Pedro Ribeiro, que afirma que “este é um momento importante, estamos a plantar futuro. É um legado que deixamos aos nossos filhos e às gerações vindouras”, para além de ser “uma excelente forma de terminar as Celebrações do Bicentenário”. Depois de um ano cheio de atividades que assinalaram os 200 anos da elevação do Cartaxo a concelho, este foi o dia que encerrou as comemorações da efeméride, com o presidente da Comissão das Comemorações, Miguel Montez Leal, bastante satisfeito com a plantação do Bosque e com “a muita adesão das crianças, que são o futuro”.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.