Como vem sendo habitual nos últimos anos, o centro da cidade do Cartaxo acolhe as celebrações do Dia da Criança com muitas atividades ao logo do dia 1 de junho.
Sábado, primeiro de junho, a partir das 10h, as crianças podem começar a levantar os passaportes que dão acesso a uma cidade muito especial – a cidade que a Câmara Municipal, em parceria com empresas, associações, comerciantes e coletividades, vai voltar a fazer nascer no centro do Cartaxo. Uma cidade inteirinha para comemorar o Dia Mundial da Criança.
A área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo é a principal arquiteta de uma cidade que nasce pelo sexto ano consecutivo no centro do Cartaxo. Mas quem dá corpo e vida a esta cidade imensa, solidária e divertidíssima, são as largas centenas de voluntários.
Vindos de mais de cinquenta empresas, instituições públicas e privadas, associações culturais, desportivas e socias de todo o concelho, de forças de segurança ou de órgãos de comunicação social, vão estar todos unidos num único propósito – oferecer às crianças um dia único e inesquecível em que, livres, se tornem as donas da cidade.
Assim, as Comemorações do Dia Mundial da Criança vão voltar a unir toda a comunidade na construção de um espaço de divulgação de tradições e conhecimentos, de artes e ofícios, de profissões. Um espaço no qual a afirmação da importância da prática desportiva se alia ao enorme valor das expressões culturais, no qual os direitos humanos, o respeito pelos animais ou a preservação da natureza andam lado a lado.
Na cidade nova, os empresários vão sair dos seus “escritórios” e mostrar como o negócio pode ser uma paixão, como todas as profissões são importantes para a vida da comunidade e vão permitir às crianças a experiência de arrancar um dente, tratar com carinho um cãozinho doente, passar pela emoção de um batismo de mergulho, deslizar de árvore em árvore, conduzir um “motão” da polícia, amassar as bolachas e vê-las sair do forno, dar um passeio a cavalo, cantar ao microfone ou fazer uma reportagem em direto. Tudo isto e muito mais, com muita liberdade para dar uns valentes saltos nos insufláveis, ir buscar um lanchinho nutritivo – atenção, que são servidos gratuitamente ao longo de todo o dia –, pintar a cara em forma de herói ou dançar ao ritmo dos espetáculos que decorrem no Coreto.
Todo o programa aqui