Dia da Criança volta a ser um sucesso

 

O Cartaxo celebrou no passado sábado (4) o Dia Mundial da Criança. Como vem sendo habitual em anos anteriores, o espaço em volta da praça de toiros tornou-se num mundo colorido e cheio de atividades, onde não faltou animação, com muitas centenas de crianças e adultos, desde manhã até ao final da tarde

[acx_slideshow name=”Dia da crianca 2016″]

 

Este sábado foi um dia repleto de atividades para os mais novos, que puderam ver, aprender e experimentar várias modalidades desportivas, diferentes expressões artísticas e profissões, num espaço que se estendia da Praça 15 de Dezembro, passando pela Praça de Touros, até ao Ateneu Artístico Cartaxense, encontrava mais de cinquenta espaços diferentes.

Do Karaté ao futebol, passando pela dança e pintura, os mais pequenos deram largas à imaginação com a ajuda de empresários, dirigentes associativos, técnicos de saúde e de apoio social, ranchos folclóricos, escolas de música e filarmónicas, escuteiros e DJ, polícias, guardas republicanos e bombeiros municipais, elementos da proteção civil, academias e clubes desportivos, escuteiros e associações culturais, permitiram aos mais novos tomar o lugar dos adultos e experimentar um sem número de profissões e atividades e que, com as suas famílias, se divertiram e encheram o espaço com muita alegria.

Mais de 1500 crianças aceitaram o desafio e passaram o dia a dar injeções ao Zé, o dócil cãozinho que as recebeu no consultório do veterinário, a dar cambalhotas nos insufláveis ou a assistir às demonstrações de Zumba Kids, pela professora Sofia Cruz, de karaté pelo Dojo Amicale Karaté – Cartaxo, ao folclore dançado pelo Rancho Folclórico de Vale da Pinta, ao musical Os Planetas, que o Jardim de Infância do Cartaxo apresentou, ou ainda aos espetáculos da Classe de Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense, do Grupo de Dança Academia Mentes em Forma, ao concerto musical do Pergaminho Mágico, à energia do Grupo de HIP HOP da Sociedade Filarmónica Cartaxense, e às Danças de Salão da Sociedade Filarmónica Cartaxense. Ao longo do dia foi o DJ Diogo Cordeiro que passou a música para a pequenada.

 

Mais artigos
1 De 498

Cápsula do Tempo

Ainda neste dia, a meio da manhã, foram depositados vários objetos na Cápsula do Tempo, que será aberta daqui a 50 anos. Esta iniciativa, no âmbito do Bicentenário dos 200 anos de elevação do Cartaxo a concelho, juntou dezenas de pessoas, entre elas muitas crianças, que ali quiseram deixar recordações como fotografias de família, cartas elaboradas por crianças, panfletos, entre tantos outros objetos. Sabemos que dentro da caixa, que depois de fechada, selada e lacrada, que ficará no Museu Rural e do Vinho, foi depositada uma revista Associativa, pelo Rancho Folclórico do Cartaxo, as últimas edições do Jornal de Cá e da Revista DADA.

Esta iniciativa, coordenada por Frederico Corado, que ali depositou o texto de uma peça de teatro que irá apresentar em breve no Centro Cultural do Cartaxo, tem como objetivo mostrar, daqui a 50 anos, como somos e vivemos nos dias de hoje. Frederico Corado sente-se “entusiasmado para cá estar” na altura de abrir cápsula. A ver vamos.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.