Dia Mundial com Teatro

Opinião de Frederico Corado

O Dia Mundial do Teatro foi iniciado em 1961 pelo International Theatre Institute da UNESCO e é celebrado desde então em todo o mundo a 27 de Março.

Todos os anos uma figura de relevância internacional do meio teatral é convidada a escrever uma mensagem que é lida pelos teatros de todo o mundo. Já foram autores dessa mensagem nomes tão marcantes como Laurence Olivier, Arthur Miller, Jean Cocteau, Eugène Ionesco, Luchino Visconti, Pablo Neruda, Dario Fo, John Malkovich, Judi Dench, Augusto Boal, Robert Lepage, Edward Albee, entre dezenas de outros, cabendo este ano o privilégio ao encenador polaco Krzysztof Warlikowski.

E qual é a importância de se marcar o Dia Mundial do Teatro no calendário? Não é apenas um dia em que os teatros abrem as suas portas com bilhetes gratuitos ou a preços de saldo…

Há quem diga que serve para fazer brilhar uma luz sobre o teatro que está constantemente em crise… Os choradinhos do costume.

Não, o Dia Mundial do Teatro foi primeiramente instituído com a intenção de demonstrar que o teatro é fundamental na construção de pontes no entendimento internacional e na agregação dos povos. Foi com o intuito de promover e proteger a diversidade cultural por todo o mundo que se criou este dia.

A Área de Serviço reúne no Dia 27 de Março, no Centro Cultural do Cartaxo, o seu elenco e os elencos dos seus projectos de teatro comunitário para, numa só voz, demonstrarem esta agregação, entendimento e espírito de comunidade que é a bandeira deste dia.

Mais artigos
1 De 295

*escrito sem o Acordo Ortográfico

Pode gostar também

Comentários estão fechados.