Os meios que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2022, do distrito de Santarém, estiveram no Cartaxo na tarde de dia 7 de abril.
David Lobato, comandante operacional distrital de Santarém (CODIS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) – entidade que promove a iniciativa, explicou que os meios estão a ser apresentados em 21 concelhos, com o objetivo de reforçar a colaboração entre todas as forças que integram o DECIR 2022.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, deu as boas-vindas a “todas as mulheres e a todos os homens que integram esta força e que serão a primeira linha de combate a uma das maiores ameaças que enfrentamos, na área de proteção civil, e que coloca em risco, a integridade de bens de empresas, recursos naturais e ambientais inestimáveis, mas também, a vida de pessoas.”.
“O esforço que todas as forças de segurança e todas as instituições aqui presentes cumprem ao longo de todo o ano, em ações de sensibilização e de prevenção, deveria ser recompensado com um enorme sentido de responsabilidade por todos aqueles que vocês protegem”, referiu o autarca, manifestando que “a disponibilidade da Câmara Municipal do Cartaxo, dos seus Bombeiros Municipais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, é total. Integramos este dispositivo com sentido de missão inabalável”.
João Heitor dirigiu-se ainda aos presidentes de Junta presentes, destacando que “as juntas de freguesia são parceiros essenciais numa luta para cujo sucesso, a proximidade à população e o conhecimento rigoroso do terreno de operações, são da maior importância”.
Na apresentação do DEDIR estiveram representantes dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, GNR e PSP, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Cruz Vermelha Portuguesa delegação de Santarém Cartaxo e comissão cinegética. Estiveram também presentes os presidentes de Junta de Cartaxo Vale da Pinta, Ereira Lapa, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique.