Diz-se obrigado ou obrigada?

Para quem não sabe bem como agradecer em português – obrigado ou obrigada – aqui fica a explicação, para que se acabem as dúvidas.

fem_masc_obrigadoSegundo os linguistas, a palavra obrigado é um adjectivo, que deriva do verbo obrigar, que pode ser definido como “que se sente devedor de alguma coisa, geralmente um favor ou uma amabilidade” e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido.

Assim sendo, quando obrigado é usado como forma de agradecimento, trata-se de um uso adjectival, logo o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime, ou seja, diz obrigado se se tratar de um sujeito masculino, e obrigada se se tratar de um sujeito feminino.

No entanto, obrigado pode também ser considerado uma interjeição, pois quando usado isoladamente não há nada que justifique tratar-se de um adjectivo. Daí que, neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, obrigado deverá ser a única forma usar, independentemente do género do sujeito que fala.

Não é errado, então, dizer-se obrigado, seja mulher ou homem a proferi-lo. Se é mulher poderá agradecer com obrigado ou obrigada. Já no caso dos homens a forma correta será sempre obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição.


Pode gostar também

Comentários estão fechados.