Atualidade

Eclipse solar de 12 de agosto: Tudo o que precisa saber

A última vez que Portugal assistiu a um eclipse solar foi em 1912, há 114 anos, e o próximo só acontecerá em 2144, daqui a 118 anos. No Cartaxo, o disco solar vai atingir uma ocultação de cerca de 95,38%, com o ponto máximo previsto para às 19h35.

By Jornal de Cá

August 07, 2026

Na próxima quarta-feira, 12 de agosto, vai ser possível observar um eclipse total do Sol em Portugal. Este é um raro fenómeno natural que acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra na superfície terrestre que transforma o dia em noite.

O eclipse total do Sol vai durar aproximadamente duas horas, com início previsto para as 18h33 e fim às 20h23. A máxima ocultação do Sol vai durar menos de um minuto e vai acontecer às 19h30.

A observação deste fenómeno sem a proteção adequada poderá ter impacto na saúde e na segurança da população, aumentando a probabilidade de acidentes e contribuindo para o aparecimento de lesões, sobretudo ao nível da visão.

Por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta quinta-feira, recomendações para uma observação segura do eclipse total do Sol.

De acordo com a DGS, não deve:

E deve:

A DGS alerta ainda para os cuidados especiais com crianças, destacando que as crianças devem ser sempre acompanhadas por um adulto durante o eclipse:

Os óculos gratuitos para ver o eclipse têm esgotado consecutivamente e já foram repostos pela terceira vez. Há alternativas disponíveis em farmácias, centros de Ciência Viva, grandes superfícies e óticas por todo o país. O importante é não adquirir óculos em plataformas de revenda, pois levantam várias questões sobre a qualidade dos equipamentos.

Existem também formas alternativas de acompanhar o fenómeno sem ter os óculos. Há vários exemplos disponibilizados pela comissão Eclipse Solar 2026, que mostram como pode fazer, em casa, diferentes dispositivos para observar o eclipse sem colocar a sua saúde em risco (https://eclipse2026.pt/recursos/1277/observar-o-sol-em-seguranca). Se quiser fotografar o fenómeno, seja com uma câmara fotográfica ou com o telefone, é recomendado o uso de filtros adequados à venda em lojas de eletrónica. Caso utilize binóculos ou telescópios, também deve colocá-los de forma a evitar lesões na retina.