O mês de maio iniciou-se com outra leveza para grande parte dos cartaxeiros que, passados três anos, voltaram a ter a Festa do Vinho, certame que nos habituámos a viver desde os idos anos 80 e que se tornou o ponto de encontro das gentes e das tradições do concelho. Onde o vinho é rei e ganha ainda mais vida junto da gastronomia típica das freguesias, juntando os amigos à mesa e ao balcão, em animadas provas de vinho e de petiscos bem diversificados.
Foi uma festa ainda mais especial pela liberdade que todos sentem em poder voltar a conviver, com abraços e beijinhos – quase proibidos durante dois anos –, no meio de muita gente, da nossa gente, com as caras a descoberto e largos sorrisos de alegria.
A covid-19 ainda não acabou e continua a circular, mas estamos todos mais tranquilos e, segundo os especialistas, mais protegidos, e a partir de agora ninguém quer parar. As festas e os eventos, cancelados durante dois anos, estão a voltar em força e, com o bom tempo a ajudar, muitos vão poder voltar a trabalhar e outros a aproveitar o que de bom a vida tem para dar.
Coletividades, associações e juntas de freguesia do concelho já preparam para este mês diferentes eventos, que se deverão multiplicar nos meses seguintes, e contam com a participação da população que, à partida, se espera mais presente, tal é a avidez de todos pelo convívio e pela animação, interditos nos últimos tempos.
A ver pela Festa do Vinho, o que se espera nos próximos meses é o regresso das rotinas de verão, com muitas festas populares, encontros de familiares e amigos, alguns mais distantes que voltam uma vez mais à terra, para viver momentos únicos de alegria, junto dos seus, deixando para trás dois anos de medos, inseguranças e tristezas. Que assim seja!
Saiba aqui como receber a edição impressa do Jornal de Cá. Já nas bancas do concelho do Cartaxo