Empreendedorismo na comunidade escolar envolve meninos do Cartaxo

Mais de 480 alunos, entre os quais meninos da Escola Básica nº 3 do Cartaxo, vão participar em mais uma edição do projeto EmpCriança, que arrancou no dia 30 de janeiro com o início da ação de formação aos professores.

Esta edição do projeto EmpCriança, promovida pela Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, conta com a participação de 15 escolas de 12 municípios do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo, tem como principal objetivo sensibilizar as crianças do 3.º e 4.º anos do ensino básico para o empreendedorismo, com o intuito de estimular a capacidade de criação, observação e atuação dos alunos, preparando-os para o futuro.

O acompanhamento do projeto é feito pela Nersant até ao final do ano letivo, altura em que o projeto termina com o Fórum EmpCriança, onde os alunos irão apresentar a sua mini-empresa. O projeto também engloba formação para os professores participantes.

O EmpCriança pretende desenvolver nas crianças competências e comportamentos de criatividade, autonomia, sentido de responsabilidade, organização e sentido cívico. Pretende também envolver as crianças e a comunidade empresarial num processo de mútua aproximação. O projeto associa o empreendedorismo e a dinâmica empresarial a valores positivos, bem como um futuro profissional atrativo. Valoriza as diferentes áreas do saber, por meio de experiências práticas, envolvendo o que se passa à sua volta: família, empresas, instituições, localidades, etc.

Para além do EmpCriança, a Nersant organiza mais dois projetos com o mesmo intuito, para os alunos do 2.º e 3.º ciclo – o EmpreenderJovem, e para os alunos do secundário – o EmpreEscola.

Já na edição de 2019, a Escola Básica nº 3 do Cartaxo (Escola do Sul) participou nesta iniciativa, tal como a Escola Básica José Tagarro.

Isuvol
Pode gostar também