Ensopado de enguias

Por Madalena Dias
Em tempos que já lá vão, saíamos de bateira com o meu avô João Regateiro para grandes dias de pescaria.

Seguíamos pela vala do Esteiro de Azambuja até à Vala Real. Eramos na altura sete netos, todos remávamos à vez.

O dia e a noite anteriores aos feriados da Sexta-Feira Santa e do Corpo de Deus eram dedicados à apanha da minhoca para fazermos cada um o seu “remolhão”, sempre sobre o olhar atento do Mestre Pescador, o senhor meu avô João Regateiro.

Cada um dos netos tinha uma cana e uma boia de cortiça personalizadas e feitas pelo avô. Dias felizes!
Levávamos farnel para o piquenique do almoço e claro que não podia faltar a trempe para colocar o tacho do ensopado de enguias ao lume.

Partilho convosco a receita do meu avô e que nesta altura era preparada pela minha querida mãe, que nos aguardava com a restante família na outra margem do Rio Tejo junto ao Palácio das Obras Novas, conhecido como o Palácio da Rainha, em Azambuja.

Ensopado de Enguias à moda do Avô João Regateiro

Ler
1 De 38

Ingredientes: Um quilo de enguias amanhadas, uma colher (chá) de açafrão, uma colher (sopa) de pimentão-doce, dois dl de vinho branco, dois dl de água, duas colheres (sopa) de vinagre de vinho branco, sal, pimenta e piripiri q.b, duas cebolas grandes, quatro dentes de alho, 200 gramas de tomate maduro pelado e sem sementes, um dl de azeite, duas folhas de louro, um pão caseiro (aprox. 500 g), coentros e hortelã q.b.

Modo de preparação: Lave bem as enguias, corte-as em pedaços e tempere com sal.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas finas e lamine os alhos. Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e as pevides e corte-os em cubos.

Num tacho disponha por camadas, 1 cebola em meias luas, 2 dentes de alho laminados, 1 folha de louro, um pouco de coentros e hortelã em rama e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Adicione depois as enguias, e cubra novamente com 1 cebola em meias luas, 2 dentes de alho laminados, o tomate, 1 folha de louro, um pouco de coentros e hortelã em rama.

Tempere com mais um pouco de sal, pimenta e adicione o açafrão, o pimentão doce, o piripiri, o vinho branco, o vinagre, o azeite e a água.

Coloque o tacho tampado em lume brando e deixe cozinhar cerca de 25 minutos. Vá agitando o tacho sem mexer com colher, para que não pegue ao fundo.

Corte o pão em fatias, frite-as em azeite ou óleo de ambos os lados a gosto e disponha-as numa travessa. Deite por cima as enguias com o molho, polvilhe com coentros e hortelã a gosto e sirva.

Pode gostar também