Escuteiros do Cartaxo abrem inscrições para novo ano de atividades

O Agrupamento 1120 Cartaxo tem inscrições abertas para o início de mais um “ano escutista”.

O Agrupamento 1120 Cartaxo é um grupo de Escuteiros do Cartaxo que trabalha em regime de voluntariado, com aproximadamente 120 crianças e jovens entre os 6 e 22 anos de idade, divididos em secções por idades, e desafia mais jovens a integrarem o grupo.

“A nossa missão consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores éticos e de cidadania que impulsionem os jovens a tornarem-se indivíduos responsáveis por um papel construtivo e sustentável na sociedade, envolvendo-os num processo de educação não-formal. Isto é, concretizado utilizando um método original, segundo os ensinamentos do fundador mundial do Escutismo, Robert Baden-Powell, no qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, a fim de que estas crianças e jovens se tornem pessoas autónomas, solidárias, responsáveis e comprometidas”.

Ainda segundo Carlos Gomes, chefe do Agrupamento 1120 Cartaxo, “pautamos a nossa atividade por valores como a igualdade, tolerância, liberdade, responsabilidade, incentivando a participação e cidadania ativa na sociedade mediante ações de voluntariado e entreajuda, culminando sempre no objetivo final de preparar os nossos jovens para o futuro”.

“Idealizamos as nossas atividades como forma de criar e proporcionar oportunidades educativas que, em última análise, contribuam para que os jovens alcancem os objetivos educativos estabelecidos para o respetivo desenvolvimento integral. A realização de atividades relaciona-se, por outro lado, com uma componente importante do método escutista — o aprender fazendo — enquanto método ativo que valoriza a experiência individual para a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes. No Escutismo, os jovens aprendem fazendo, o que permite uma aprendizagem por descobertas, fazendo com que os conhecimentos, competências e atitudes e se interiorizem de forma natural. Tudo isto formando experiências e aprendizagens para o futuro”.

Para tal, e indo ao encontro das capacidades de cada grupo etário, estão divididos por quatro secções com denominações próprias do movimento, designadamente: Lobitos, dos 6 aos 10 anos; Exploradores, dos 10 aos 14 anos; Pioneiros, dos 14 aos 18 anos; Caminheiros, dos 18 aos 22 anos.

Ler
1 De 174

No Cartaxo, as atividades dos escuteiros passam pela realização de reuniões semanais, ações de voluntariado, formações pedagógicas e, ainda, caminhadas, jogos de pistas e acampamentos. “Preferencialmente, tudo isto decorre no exterior e com uma forte ligação à natureza”, frisa o chefe do agrupamento que desafia os mais jovens a inscreverem-se nos escuteiros.

As inscrições podem ser feitas através da ligação da internet https://forms.gle/GR1igGbYtxS1oSLS6 ou presencialmente no dia 25 de setembro, entre as 10h e as 12h30, na sede de Escuteiros, no Largo do Valverde (edifício da EMEL), no Cartaxo.

Pode gostar também